Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2024 às 13:58
Um dos nomes mais populares da monarquia britânica, Kate Middleton, 42 anos, viveu um episódio polêmico quando seu então noivo, hoje marido, Príncipe William, pediu um título específico para ela, o que foi negado pela Rainha Elizabeth II, morta em 2022. Hoje, Kate aparece à frente do marido e do sogro, o Rei Charles III, em pesquisas de membros mais queridos da família real na Inglaterra.
Segundo o The Telegraph, em 2011, pouco antes de William e Kate casarem, ele ambicionava manter seu nome de nascimento, sem desejo de assumir um ducado. "Ele diz que nasceu Príncipe William e quer continuar a ser chamado assim", explicou um funcionário do Palácio ao veículo. Por conta disso, também queria que Kate passasse a ser conhecida como Princesa Catherine.
A ideia não agradou à rainha, que preferia valorizar a tradição. Títulos de princesa se herdam por nascimento, não por casamento. "Kate é uma plebeia e não poderia ser conhecida jamais como 'Princesa Catherine'. No entanto, cabe à Rainha decidir qual título ela lhe daria e houve uma ou duas exceções", avaliou na época o especialista em família real Kenneth Rose.
Caso a rainha aceitasse o pedido de William e nomeasse Kate como Princesa Catherine por conta do casamento, um precedente iria ser aberto para outros casos simulares. Elizabeth não gostava desse cenário.
O título concedido a Kate foi o de Princesa de Gales, quando William assumiu o título de Príncipe de Gales, só quando Charles virou rei. Antes, o casal tinha os títulos de Duquesa e Dique de Cambridge. Princesa de Gales era o mesmo título da mãe de William, Diana, falecida em 1997.
Os filhos de William e Kate, George, 11, Charlotte, 9, e Louis, 6, já são príncipes e princesa desde o nascimento.