Reino Unido: Trabalhistas conquistam maioria no Parlamento e voltam ao poder após 14 anos

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, reconheceu a vitória do Partido Trabalhista

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 5 de julho de 2024 às 07:42

correio2022
Líder trabalhista Keir Starmer Crédito: Shutterstock

O Partido Trabalhista alcançou a maioria no Parlamento do Reino Unido nas eleições gerais da quinta-feira, 4, e voltará ao poder após 14 anos. À 1h03 desta sexta-feira (pelo horário de Brasília), os trabalhistas alcançaram a marca de 326 cadeiras, que garante a maioria, segundo a apuração oficial.

O resultado levará o líder trabalhista Keir Starmer ao cargo de primeiro-ministro, como sucessor do conservador Rishi Sunak.

As projeções de boca de urna indicam que o Partido Trabalhista conquistará 410 dos 650 assentos do Parlamento britânico. Já o Partido Conservador deverá ficar com 131 cadeiras, no pior resultado em quase 200 anos de história da legenda. Starmer é advogado, tem 61 anos e é responsável por uma guinada ao centro dos trabalhistas.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, reconheceu a vitória do Partido Trabalhista nas eleições gerais do Reino Unido, na madrugada desta sexta-feira, 5. O premiê disse que o povo britânico entregou um "veredicto sóbrio" e assumiu a responsabilidade pela derrota do Partido Conservador.

Sunak telefonou para o líder trabalhista Keir Starmer, que o sucederá no cargo, para saudá-lo pela vitória. Fonte: Associated Press.