Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Papa Francisco sai do 'estado crítico' e tem boa noite de sono, diz novo boletim

Francisco continua recebendo terapia de oxigênio de alto fluxo e fisioterapia respiratória, mas não apresentou novas crises asmáticas

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 08:17

Papa Francisco
Papa Francisco Crédito: Shutterstock

O papa Francisco, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e está descansando nesta quinta-feira (27), segundo informou o Vaticano. Internado há 13 dias em um hospital de Roma, na Itâlia, o pontífice apresentou melhora nas condições clínicas após enfrentar uma insuficiência renal e uma pneumonia dupla.

Na quarta-feira (26), o boletim médico divulgado pelo Vaticano indicou que a insuficiência renal, que preocupava nos últimos dias, foi resolvida. Além disso, exames de sangue e uma tomografia computadorizada de tórax mostraram evolução positiva da inflamação pulmonar. O estado do papa, que havia sido classificado como "crítico" no último sábado (22), não recebeu mais essa classificação, embora o prognóstico continue reservado.

O boletim destacou que Francisco continua recebendo terapia de oxigênio de alto fluxo e fisioterapia respiratória, mas não apresentou novas crises asmáticas. Ele também retomou parcialmente suas atividades, incluindo reuniões com membros da Igreja Católica para deliberar sobre candidatos a santos. Na terça-feira (25), o papa aprovou decretos para cinco beatificações e duas canonizações.

Fontes da Santa Sé relataram a agências de notícia que Francisco andou pelo quarto e está se alimentando normalmente. Na segunda-feira (24), ele já havia retomado parte de sua rotina, conversando por telefone com o pároco de Gaza e mantendo contato sobre a guerra entre Israel e o Hamas.

A pneumonia dupla, que afeta ambos os pulmões, é uma infecção grave que pode causar inflamação e cicatrizes, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a condição do papa como "complexa", explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos. Francisco, que é papa desde 2013, tem histórico de problemas pulmonares, incluindo uma pleurisia na juventude que resultou na remoção de parte de um de seus pulmões.

Veja a íntegra do boletim médico divulgado pelo Vaticano:

"As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas mostraram uma nova e leve melhora. A leve insuficiência renal experimentada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia computadorizada de tórax, realizada ontem à noite, mostrou evolução normal da inflamação pulmonar. Os exames de sangue e hematológicos de hoje confirmaram a melhora de ontem. O Santo Padre continua a terapia de oxigênio de alto fluxo; até hoje não apresentou nenhuma crise respiratória asmática. A fisioterapia respiratória continua. Embora haja uma ligeira melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã, o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho".