Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Rede Nordeste, O Povo
Publicado em 10 de maio de 2024 às 17:01
Uma equipe de 12 padeiros de Suresnes, cidade do norte da França, estabeleceu um novo recorde mundial no último domingo, 5, ao preparar a baguete mais longa do mundo, com 140,53 metros de comprimento. O feito foi conquistado durante um evento da confederação francesa de padeiros e confeiteiros.
A baguete é cerca de 235 vezes mais comprida que as tradicionais, que costumam medir por volta de 60 centímetros e pesar, em média, 250 gramas. De acordo com a CNN, para o preparo, foram necessários 90 kg de farinha, 60 litros de água, 1,2 kg de sal e 1,2 kg de fermento.
O recorde anterior pertencia a um grupo de padeiros da cidade de Como, no norte da Itália, que assou uma baguete de 132,62 metros há cinco anos, em junho de 2019.
Como a maior baguete do mundo foi preparada?
Para realizar o feito de quebrar o recorde prévio, a equipe de profissionais deu início ao preparo da massa da baguete às 3h da madrugada no horário local (22h de sábado, 4, no horário de Brasília) e concluiu a panificação depois de 13 horas de trabalho.
Os padeiros responsáveis começaram misturando, amassando e modelando os ingredientes do pão, pondo, em seguida, a massa em um forno lento sobre rodas desenvolvido especialmente para assar a baguete.
Que regras a baguete deveria seguir para a confirmação do recorde?
As regras do Guinness determinavam que a baguete deveria ter ao menos 5 centímetros de espessura ao longo de toda a extensão da iguaria, o que foi devidamente cumprido pelos padeiros.
“Agora a grande questão é: qual o tamanho da nossa baguete?”, perguntou o perfil oficial da cidade francesa nas redes sociais, apresentando uma foto da baguete sendo medida pela equipe que monitorou a quebra do recorde.
“Tudo foi validado, estamos todos muito felizes por ter batido esse recorde e por ter sido feito na França”, disse Anthony Arrigault, um dos padeiros envolvidos, depois que a baguete foi aprovada pelo juiz do Guinness World Records.
Após a certificação do esforço dos padeiros franceses ser feita pelos funcionários do Guinness, parte da baguete foi repartida entre os curiosos. O restante da iguaria foi distribuído a desabrigados e pessoas em situação de rua na cidade.