Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Nem Lula, nem Bolsonaro: veja quem vai representar o Brasil na posse de Trump

Novo presidente será empossado nesta segunda (20)

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 07:53

A embaixadora brasileira Maria Luísa Viotti
A embaixadora brasileira Maria Luísa Viotti Crédito: José Cruz/Agência Brasil

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil em Washington, representará o país na posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos, que ocorrerá nesta segunda-feira (20). O convite para a cerimônia foi feito pelo Departamento de Estado aos diplomatas na capital americana.

A mineira de Belo Horizonte, que assumiu o cargo de embaixadora brasileira nos Estados Unidos em 2023, se tornou a primeira mulher a ocupar essa função. Antes disso, foi a primeira mulher a liderar a missão brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU). Maria Luiza tem 70 anos e é formada em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília. Iniciou a carreira diplomática em 1976 e, ao longo de sua trajetória, concluiu os cursos de Aperfeiçoamento de Diplomatas e Altos Estudos, além de obter um mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). A informação é da Valor. 

Antes de sua nomeação como embaixadora nos Estados Unidos, Viotti teve destaque em vários cargos importantes no Ministério das Relações Exteriores, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais entre 2004 e 2006 e diretora do Departamento de Organismos Internacionais de 2006 a 2007. Sua carreira internacional inclui passagens relevantes, como sua atuação como embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 a 2016 e como chefe de gabinete do secretário-geral da ONU, António Guterres, entre 2017 e 2022. Ela também foi embaixadora permanente do Brasil na ONU de 2007 a 2013, além de ter presidido o Conselho de Segurança da ONU nos anos de 2010 e 2011, e chefiado a delegação brasileira nesse conselho.

Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tenha sido convidado para a posse de Trump, o que não surpreende devido à prática comum dos Estados Unidos de não convidar líderes estrangeiros para essas cerimônias, o comitê de Trump fez algumas exceções nesta edição. Além de outros presidentes, como Javier Milei, da Argentina, o líder chinês Xi Jinping também foi convidado, sendo esperado que envie uma delegação de alto escalão. O ex-presidente Jair Bolsonaro também foi convidado, mas está com o passaporte retido por ordem da Justiça e não foi liberado para viajar.

O Brasil mantém uma rede consular nos EUA com 10 consulados-gerais, e em 2022, foi criado um vice-consulado em Orlando. Além disso, os Estados Unidos abrigam a maior comunidade de brasileiros fora do Brasil, estimada em cerca de 1,9 milhão de pessoas. Em termos de comércio, os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados.