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Da Redação
Publicado em 26 de março de 2024 às 20:43
O navio cargueiro Dali, que derrubou a Ponte Francis Scott Key, sobre o Rio Patapsco, em Baltimore (EUA), na madrugada desta terça-feira (26), já tinha se envolvido numa colisão em 2016, ao deixar o porto de Antuérpia (Bélgica). As informações são do jornal Extra.>
Em 27 inspeções realizadas desde a construção do navio, em 2015, duas "deficiências" foram sinalizadas, de acordo com registros do Sistema Eletrônico de Informação de Qualidade de Remessa (Equasis) vistos pela emissora CNN.>
Autoridades conferiram ao Dali uma "deficiência nas máquinas de propulsão e auxiliares – medidores, termômetros, etc.", em junho de 2023, de acordo com os registros do Equasis.>
O navio também recebeu uma "deficiência" por "condições estruturais" descritas como "danos no casco que prejudicam a navegabilidade" exatamente após a colisão em 2016, que foi confirmada à CNN por autoridades belgas.>
De acordo com o arquivo de incidentes marítimos Shipwrecklog, o Dali, de 300 metros de comprimento e 48 de largura, estava tentando deixar o terminal de contêineres em direção a Bremerhaven, na Alemanha, quando sua proa teria girado, fazendo com que a popa raspasse a lateral do cais e danificando vários metros do casco.>
O navio porta-contêineres foi inspecionado pela última vez em 9 de setembro de 2023, pela Guarda Costeira dos EUA, em Nova York. Nenhuma deficiência foi relatada na época, de acordo com o Equasis.>
Autoridades de Cingapura, de onde o navio é originário, disseram que havia 22 tripulantes e dois pilotos a bordo do Dali quando ele atingiu a ponte Francis Scott Key. Nenhum tripulante ficou ferido.>
Oito pessoas estavam na ponte no momento do desabamento e seis continuam desaparecidas — funcionários que estavam fazendo reparos na ponte. Duas foram salvas, e uma delas está internada em hospital em estado grave, disseram autoridades. Um sonar detectou a presença de carros no leito do Rio Patapsco.>