Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fiéis seguem em fila para funeral público do Papa Francisco

Pontífice será enterrado no sábado (26)

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 23 de abril de 2025 às 18:13

O Papa Francisco trouxe mudanças significativas para a Igreja Católica (Imagem: Riccardo De Luca - Update | Shutterstock)
Papa Francisco Crédito: Riccardo De Luca - Update | Shutterstock

Milhares de Fieis estão no aguardo para dar o último adeus ao Papa Francisco nesta quarta-feira (23). Em imagens enviadas ao jornal CORREIO, os admiradores do líder católico aparecerem em uma enorme fila até a Basílica de São Pedro, ondem poderão se despedir do Pontífice até a próxima sexta (25).

O corpo de Francisco foi transferido na manhã desta quarta de sua residência no Vaticano para ser velado na Basílica. O caixão como corpo do papa percorreu a Via della Sacrestia, passando pela Praça dos Protomártires Romanos, e saiu para a Praça São Pedro pelo Arco dos Sinos. Cerca de 20 mil pessoas saudaram a passagem do corpo do papa Francisco com longos aplausos.

As projeções estimam que cerca de 1,5 milhão de pessoas deve ir à Basílica se despedir do Papa, segundo a Folha de S. Paulo. O funeral acontece no sábado (26).

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, aconteceu em decorrência de um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, conforme informou o boletim médico divulgado pelo Vaticano na última segunda-feira (21). A morte, que foi registrada às 2h35, ocorre após um agravamento progressivo de seu estado de saúde, iniciado com uma internação por pneumonia bilateral em 14 de fevereiro.

Durante os 38 dias em que permaneceu hospitalizado, Francisco enfrentou uma série de complicações respiratórias. No dia 22 de fevereiro, sofreu uma crise asmática prolongada e precisou receber transfusão de sangue devido a um quadro de trombocitopenia associado à anemia. Já em 3 de março, o papa passou por dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados pelo acúmulo de muco nos brônquios e broncoespasmos, o que agravou ainda mais seu estado clínico.