Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 30 de julho de 2022 às 10:33
A segunda morte por varíola dos macacos na Europa foi confirmada neste sábado (30). O óbito aconteceu também na Espanha, onde ocorreu o primeiro caso letal da doença no continente.
Essa é a terceira fora da África no atual surto. Na sexta-feira (29), houve o primeiro registro de morte no Brasil na sexta-feira (29). O paciente era de Minas Gerais, tinha 41 anos e lutava contra um câncer. Pouco depois, a Espanha também anunciou o primeiro caso letal.
Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 22 de julho, apenas cinco mortes relacionadas à varíola dos macacos tinham sido registradas até então, sendo todas na região africana. Um dia depois da divulgação do documento, no último sábado (23), a OMS declarou o surto, que se espalha rapidamente e pode caracterizar uma emergência de saúde global, que é considerado o nível mais alto de alerta.
Hoje, o Ministério da Saúde espanhol informou que 4.298 casos da doença haviam sido confirmados no país. Dos 3.750 pacientes sobre os quais tinha informações, 120 deles precisaram ser internados e dois morreram.