Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Rede Nordeste, O Povo
Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 19:54
O rei Charles III, de 75 anos, está com câncer, conforme informado pelo Palácio de Buckingham, nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. No entanto, ainda não foi revelado qual tipo de câncer e qual o estágio da doença.
Recentemente, o monarca do Reino Unido passou por uma internação para tratar um crescimento na próstata e descobriu a doença. Segundo o Palácio, o filho de Elizabeth II já começou o tratamento e está se sentindo confiante.
Na linha sucessória do trono, depois de Charles III, vem o seu filho mais velho, o príncipe William, de 41 anos. Os filhos de William, o príncipe de Gales, vêm logo após na fila, da ordem do mais velho ao mais novo: George, Charlotte e Louis.
O que acontece se o rei se afastar temporariamente do cargo?
O rei Charles vai continuar com as suas obrigações de Estado. Os médicos aconselharam que o Rei adiasse algumas atividades públicas. No entanto, se o rei não estiver com condições de realizar suas obrigações ou em um determinado momento não se sentir apto, existe um conselho com membros que podem assumir o lugar de Charlie III.
Os nomes são a sua esposa, rainha Camilla; o seu filho mais velho, príncipe William; a sua irmã e única filha mulher da rainha Elizabeth II, princesa Anne; ou o seu irmão, príncipe Edward.
Os príncipes Harry, filho mais novo de Charlie, e Andrew, segundo filho de Elizabeth II, fazem parte desse conselho; porém, não podem assumir o cargo. Harry abriu mão do seu título e de sua vida na realeza para ir morar nos Estados Unidos com sua esposa, Megan Markle.
Já o Prícipe Andrew não poderia trabalhar nas funções reais devido o seu envolvimento em um escândalo, em que foi acusado de abuso sexual.