Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Amanda Palma
Estadão
Publicado em 6 de novembro de 2024 às 07:39
Donald Trump foi confirmado como presidente dos Estados Unidos. A notícia foi divulgada pela Associated Press, na manhã desta quarta-feira (6).
Trump fez um discurso de vitória como presidente eleito dos Estados Unidos na madrugada desta quarta. No sistema eleitoral dos Estados Unidos, a marca para ser considerado eleito são 270 delegados.
Em Palm Beach, na Flórida, ele agradeceu os votos e reafirmou que vai cumprir as promessas de campanha. Entre os pontos, Trump falou em "consertar" as fronteiras, em referência à sua promessa de campanha de fazer uma deportação em massa. "Vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente", disse.
Trump também elogiou apoiadores, entre eles o empresário Elon Musk. "Temos uma nova estrela: Elon. Ele é um gênio e precisamos proteger nossos gênios, pois não são muitos." Ele também indicou que o ex-candidato à Casa Branca, Robert Kennedy Jr., que deixou a campanha e passou a apoiar o republicano, poderá participar de seu governo. "Robert ajudará a América a ser mais saudável novamente."
Donald Trump ressaltou que "este será o dia que o povo americano retomou o controle do país", destacando que sua campanha obteve uma "vitória magnífica" que poderá conquistar 315 votos no colégio eleitoral e vencer o voto popular nos EUA.
Trump ressaltou que seu governo vai reduzir impostos, fronteiras bem guardadas e que os EUA terão forças militares potentes, "mas não queremos guerras". O candidato republicano ressaltou que "vamos governar com um mote: promessas feitas, promessas cumpridas". Ele também apontou que é tempo de colocar de lado as divisões políticas que ocorreram nos EUA nos últimos 4 anos. "Vamos colocar a America em primeiro lugar, nosso futuro será mais forte e seguro."