Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

China impõe tarifa de 84% sobre produtos dos EUA em novo capítulo da guerra comercial

Medida entra em vigor nesta quinta e é reação às taxas adicionais impostas por Washington sobre importações chinesas

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 9 de abril de 2025 às 08:26

China e EUA
China e EUA Crédito: Shutterstock

O Ministério das Finanças da China anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de tarifas de 84% sobre produtos importados dos Estados Unidos. A medida entra em vigor já nesta quinta-feira (10), e representa um aumento expressivo em relação aos 34% que haviam sido aplicados na semana anterior.

Com a nova tarifa, o governo chinês eleva em 50 pontos percentuais a carga tributária sobre produtos americanos, em resposta direta à escalada promovida pelos Estados Unidos. O aumento segue o movimento das autoridades norte-americanas, que também implementaram uma tarifa extra de 50% sobre as importações chinesas nesta quarta-feira, o que fez com que a alíquota total sobre os produtos da China atingisse 104%.

A disputa tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou nos últimos dias. Na quarta-feira passada (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou uma nova tabela de tarifas, com alíquotas variando de 10% a 50%, a serem aplicadas a produtos vindos de mais de 180 países. Entre eles, a China foi uma das mais afetadas, recebendo uma taxa específica de 34%, que se somou aos 20% já existentes sobre mercadorias chinesas.

Como retaliação ao chamado “tarifaço” de Washington, Pequim respondeu na sexta com a aplicação de uma tarifa adicional de 34% sobre todos os produtos americanos importados. O anúncio desta quarta eleva ainda mais o tom do conflito, elevando a taxa chinesa para os atuais 84%.