Baleia suspeita de ser “espiã russa” é encontrada morta na Noruega

Hvaldimir tinha um dispositivo de monitoramento e inscrições dizendo “equipamento de São Petersburgo”

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 20:01

AHvaldimir
A baleia Hvaldimir Crédito: Reprodução I Youtube

Uma baleia beluga chamada Hvaldimir, suspeita de ser uma espiã russa, foi encontrada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega. O animal levava um dispositivo de monitoramento e a causa de sua morte ainda é desconhecida.

Em seu corpo, a baleia tinha uma coleira com uma câmera, além de uma inscrição que dizia “equipamento de São Petersburgo”. Os dizeres levaram à crença de que Hvaldimir seria um tipo de espião da marinha russa, que já treinou golfinhos anteriormente.

Hvaldimir é uma união das palavras Hval - baleia em norueguês - e Vladimir, em referência ao presidente russo Vladimir Putin. O animal vinha sendo monitorado pela ONG Marine Mind, que examinará seu corpo.

A baleia pesava mais de 1.200 kg, tinha mais de 4,2 metros de comprimento e entre 13 e 14 anos de idade. Ela foi vista pela primeira vez perto da Rússia, no norte da Noruega, em 2019. Desde então, já foi encontrada algumas vezes no país. Sebastian Strand, biólogo marinho que monitorava o animal afirmou ainda, em entrevista à Noruega NRK, que a baleia gostava até mesmo de interagir com humanos.