Após polêmica, Stanley confirma presença de chumbo em copos térmicos

Composição do produto gerou debate e desconfiança nas redes sociais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 15:36

Copos Stanley são usados para deixar a bebida fria por horas
Copos Stanley são usados para deixar a bebida fria por horas Crédito: Divulgação

Bastante popular por conseguir manter bebidas na temperatura ideal por horas, o copo Stanley virou "queridinho" em todo o mundo, mas gerou polêmica nas redes sociais nos últimos dias por causa da sua composição. Vários perfis no TikTok fizeram denúncias de que as garrafas térmicas tinham chumbo, material que pode causar intoxicação, foram confirmadas pelo fabricante. 

O elemento químico é usado para o isolamento do copo e é coberto por uma camada de aço inoxidável. Essa cobertura protege os consumidores da exposição ao chumbo, informou o fabricante de copos Stanley, Pacific Market International.

“Nosso processo de fabricação emprega atualmente o uso de pellets padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos; o material de vedação inclui algum chumbo”, disse um porta-voz da empresa. “Uma vez selada, esta área é coberta com uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores", acrescentou. Segundo as autoridades, não há chumbo na superfície.

Mesmo assim vários internautas ficaram apreensivos - outros chegaram a fazer memes - por causa do anúncio, considerando os perigos de ingerir chumbo. O metal tóxico pode causar problemas renais, anemia, irritabilidade, hostilidade, fadiga, perda da libido, entre outros problemas no sistema nervoso. 

Os fabricantes reforçam que, se o copo permanecer intacto, provavelmente não haverá risco de exposição ao chumbo.