Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Após novos exames, Papa Francisco diz que não deve sobreviver a pneumonia

Pontífice já estaria resolvendo pendências antes da escolha do sucessor, segundo fontes próximas do Vaticano

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 15:20

Segunda vez na mesma semana em que o Papa precisa de ajuda para finalizar um discurso
Segunda vez na mesma semana em que o Papa precisa de ajuda para finalizar um discurso Crédito: VATICAN MEDIA/Divulgação

Depois de ter sido diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões na última terça-feira (18), o Papa Francisco teria perdido as esperanças de sobreviver a doença. Segundo informações obtidas pelo jornal estadunidense Politico, duas pessoas próximas ao pontífice disseram que ele confidenciou que “talvez não consiga sobreviver desta vez”.

Segundo as fontes ligadas ao líder religioso, o papa tem sofrido de dores intensas e expressou a vontade de resolver assuntos pendentes antes do conclave, que irá definir seu sucessor. O jornal The Sun revelou que o funeral do religioso está sendo planejado. O comunicado do Vaticano, divulgado na terça-feira, apontou que o quadro clínico do pontífice é complexo, mas não fez menção à iminência de morte. O

“Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo", pontuou.

Apesar do quadro, a Santa Sé revelou que Francisco está bem disposto. "Esta manhã ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o descanso com a oração e a leitura de textos", acrescentou o Vaticano.

Desde a sexta-feira passada (14), Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, por conta de uma infecção respiratória. Na segunda-feira (17), a doença tinha sido classificada pelos médicos como "infecção polimicrobiana das vias respiratórias", que é uma condição grave, sobretudo para pessoas idosas.

Todos os compromissos do Papa desta semana foram cancelados ou remarcados e ele estaria "angustiado" por ter sido impedido de fazer o sermão matinal habitual do Angelus.