Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Rede Nordeste, O Povo
Publicado em 1 de março de 2024 às 20:16
Luisa Yu, uma idosa de 79 anos, realizou a façanha de visitar todos os 193 países reconhecidos pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). A idosa, que cresceu nas Filipinas, começou a explorar o mundo aos 23 anos, durante um intercâmbio para os Estados Unidos, e decidiu nunca mais parar.
A exploradora, que não deixa a idade ser uma limitação. contou ao programa Good Morning America que conhecer todos os países do mundo foi “um sonho realizado”. A mulher dedicou sua vida para conhecer outras culturas e paisagens.
Mas, qual a inspiração para tamanha dedicação em dar a volta ao mundo? Ainda na entrevista ao programa norte-americano, Luisa destaca que foi em uma ida ao cinema em que a vontade de conhecer todos os países do mundo se manifestou em sua vida pela primeira vez.
Ao observar os cenários de um filme qualquer que estava em exibição, sentiu em seu corpo o ímpeto inquestionável de conhecer outras culturas. Segundo a mulher, foi esse acaso do universo que gerou a convicção de que haviam muitos lugares ao redor do mundo que ela gostaria de conhecer.
Como apenas fazer uma viagem ocasionalmente a cada ano estava bem longe da meta que Luisa Yu havia traçado para sua vida, a mulher decidiu se reinventar profissionalmente e focar na área de agente de viagens.
Com a nova profissão, além de uma rotina mais flexível, a mulher buscou aproveitar possibilidades de intercâmbios profissionais, bem como ofertas promocionais disponibilizas pelas companhias aéreas em virtude de sua profissão. Foram quase seis décadas de dedicação em prol do desejo de visitar todos os países do mundo.
Após 56 anos de trabalho e viagens, a idosa conseguiu visitar 193 países e acumular mais de 1 milhão de milhas aéreas no processo. "Mesmo que [alguns lugares fossem considerados] perigosos, eu disse: 'Acho que posso fazer isso. Quero ver esses lugares [com] meus próprios olhos porque muita história e cultura aconteceu lá", disse Yu ao GMA.
Quando ela completou a meta de visitar todos os países do mundo?
Com uma determinação inquebrável, a exploradora concluiu sua meta em novem de 2023, ao conhecer a Sérvia. A visita ao país nos Balcãs aconteceu depois que ela foi convencida a viajar para lá por seus amigos que, secretamente, já estavam a esperando no país para celebrar a conquista.
Entre uma viagem e outra, a mulher conheceu Vanna Bojovic, uma influenciadora digital famosa por dedicar sua vida a produzir conteúdo sobre viagens ao redor do mundo. Foi ela quem publicou inicialmente a história de Luisa, fazendo com que sua trajetória ficasse conhecida internacionalmente.
"Não tenha medo, apenas vá em frente", reforça Luisa ao destacar seu histórico de viagens. Em entrevista à ABC, ela comenta ainda que espera incentivar e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Sem medo de arriscar, idosa passa 56 anos viajando e conhece todos os países do mundo
Quando questionada sobre o que diria para outras pessoas que também pensam em se aventurar no mundo, Luisa pontua a importância de se viver o presente e ressalta que as oportunidades podem passar.
"Não esperes por ninguém porque se esperares nunca vais acontecer... Se eu quiser ir a algum lugar ninguém pode me parar. Eu gosto de desafios, é mais emocionante e eu quero fazer tudo isso!", reforça para a ABC.
Em geral, a idosa viaja sozinha, mas sempre está disposta a reunir amigos e criar lembranças inesquecíveis com pessoas que conhece durante as viagens. Nas redes sociais de Luisa, é possível encontrar diversas publicações mostrando os diferentes lugares que ela visitou durante os 56 anos em que viveu viajando pelo mundo.
Nas redes sociais, ela compartilha ainda uma série de entrevistas, vídeos e outros registros com outros detalhes de sua história. Em 2022, a desbravadora de culturas ganhou o Word Travel Awards, um dos maiores prêmios internacionais do setor do turismo, e chegou a ser mencionada como a Viajante mais carismática do mundo.
Além disso, em 2023, ela foi reconhecida pela Philippine Global Explorers como a viajante mais progressista do mundo e a viajante de maior impacto social.
Nas redes sociais a mulher revela ainda que desobedece constantemente as orientações de repouso de seu médico e os pedidos da filha para ficar em casa e engana-se aqueles que pensam que ela irá parar com as aventuras agora que já conheceu todos os países do mundo.
A nova lista de desejos de Luisa Yu concentra uma série de esportes radicais e experiências de tirar o fôlego. Entre eles, o mais recente feito da idosa foi pular de paraquedas, mas ela já deixou claro que seu apetite por novas experiências e aventuras segue insaciável.