Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 22:31
Uma pesquisa realizada pelo médico japonês Akira Takahashi, do Hospital Neurocirúrgico Tesseikai apontou para a água com gás como um aliado na perda de peso. As informações são do portal Metrópoles.
“O CO2 na água gaseificada pode promover a perda de peso ao aumentar a captação de glicose e o metabolismo das hemácias. Ela também pode afetar as medições de glicose no sangue”, explica Takahashi em artigo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health na última segunda-feira (20).
O processo ocorre porque, quando ingerido, o dióxido de carbono (CO2) presente na água vai para a corrente sanguinea, onde é transformado em bicarbonato pelos glóbulos vermelhos. Isso faz com que a glicose seja consumida de forma mais rápida pelo corpo, restando menos açucar no sangue e consequentemente menos gordura sendo gerada.
Apesar da ajuda, o médico alerta para ações que são mais eficientes para a redução de peso, do que o mero consumo de água com gás. “O impacto do CO2 na água gaseificada não é uma solução autônoma para a perda de peso. Uma dieta balanceada e atividade física regular continuam sendo componentes cruciais do gerenciamento de peso sustentável”, disse.