Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Priscila Natividade
Publicado em 1 de dezembro de 2024 às 16:59
O dia oficial foi na sexta-feira, 29 de novembro, porém, como tem acontecido nos últimos anos, as promoções da Black Friday acabam se estendendo durante todo o final de semana. Tem lojas, inclusive, que acabam estendendo os descontos a semana inteira. Fato é que o e-commerce está mais que satisfeito com o resultado deste ano: até à tarde deste sábado (30), o volume de pedidos atingiu 12,1 milhões, aumento de 9,8% em comparação ao ano passado. Entre quinta-feira (28), às 00h, e à tarde de ontem, às 12h59, o e-commerce brasileiro já tinha alcançado a marca de mais de R$ 6,8 bilhões em transações no final de semana de Black Friday.
Os dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, referência em inteligência de dados e soluções para prevenção a riscos. O ticket médio com as compras chegou a R$ 563,49. Em comparação ao último ano, o faturamento do setor teve um incremento de 9,2%. Houve também alta no volume de pedidos, que atingiu 12,1 milhões, 9,8% maior que o mesmo período do ano passado.
No entanto, as tentativas de golpes eletrônicos não deixaram de atingir o consumidor. Foram registrados cerca 17,8 mil tentativas, totalizando R$ 27,6 milhões em golpes evitados. As seis categorias com maior impacto financeiro foram as instrumentos musicais (4,02%), games (2,77%), informática (2,03%), acessórios eletrônicos e celulares (ambos com 1,74%) e eletrônicos (1,65%). Ainda que a Black Friday desse ano tenha alcançado uma queda de 22% no número de ocorrências, em relação ao mesmo período, o ticket médio das fraudes foi de R$ 1.550,66, três vezes maior que o ticket médio de consumo.
“Registramos um crescimento expressivo na Black Friday deste ano em relação ao anterior, com aumento tanto no faturamento quanto no volume de pedidos. No campo das fraudes, embora haja uma redução proporcional, os números ainda são altos, exigindo atenção redobrada e vigilância contínua especialmente neste final de semana. É importante destacar que ticket médio das fraudes se mantém alto, sendo três vezes maior ao dos pedidos legítimos, o que evidencia a busca dos fraudadores por vantagens maiores”, comenta o superintendente comercial da ClearSale, Matheus Manssur.
Para quem ainda está em busca de um bom desconto, listamos 10 lojas online que estenderam suas promoções da Black Friday para esse fim de semana. Confira.
1.Amazon
Ofertas com até 70% e frete grátis com Amazon Prime. A Black vai até amanhã (02).
2. Farm
Todo Verão e Alto verão com 40% de desconto. Peças do Bazar xde coleções mais antigas tem 70% no site e aplicativo. Frete grátis com o código da vendedora em compras acima de R$ 329.
3. Melissa
Até 60% de desconto e mais frete grátis a partir de R$ 129 no app Melissa e R$ 149 no site da marca.
4. Hering
Todo site até meia-noite com descontos de 20% até 60%.
5. Centauro
A Black Friday ainda está rolando com produtos com até 80% de desconto.
6. Dafiti
São mais 17 horas de promoção com R$ 30 a mais de desconto na primeira compra pelo app. Na multimarcas, produtos da Adidas estão com até 70% de desconto. Seleção GAP, até 60% e Lez e Lez até 60% off + cupom de 20%.
7. Granado
A loja online está com 50% off em produtos com parcelamento de até 10 vezes.
8. Gol Passagens Aéreas
A companhia ainda está com as ofertas da ‘Orange Friday’ ativas. Há opções de trechos nacionais a partir de R$ 102 e Ida e Volta Internacional a partir de R$ 899.
9. Latam
Só hoje ainda é possível aproveitar ofertas de voos nacionais a partir de R$ 96 o trecho. Voos internacionais, a partir de 10x de R$ 78 ida e volta.
10. Renner
A Renner também estendeu os descontos da Black Friday. A redução de preço pode chegar até 80%. Se o cliente pagar com o cartão da loja ganha 15% de cashback.