Wilson Sons abre inscrição para formação gratuita para mulheres em nas áreas portuária e industrial

Serão 30 vagas exclusivas para o público feminino a partir de 18 anos no Senai Dendezeiros

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2024 às 16:54

Mulheres já trabalham na operação do Tecon Salvador Crédito: Divulgação

Mais oportunidades no setor portuário para mulheres. É com este objetivo que o TECON SALVADOR, unidade de negócio da Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, abre inscrições para o Programa de Qualificação Profissional PORTO DELAS, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –SENAI Bahia. Serão 30 vagas exclusivas para mulheres, com idade a partir de 18 anos, que terão a oportunidade de fazer cursos gratuitos em trilha formativa específica: operação de empilhadeira elétrica, operação de empilhadeira combustão, segurança em eletricidade – NR10-Básico, desenvolvimento humano e ambiental e oficina de diversidade.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de outubro pelo link https://www.senaibahia.com.br/portodelas/. Para participar do processo seletivo, as candidatas devem possuir ensino médio completo, CNH - Categorias B, C, D ou E, e residir em Salvador(BA). É necessário ainda ter disponibilidade para realizar as etapas teórica e prática do curso de capacitação na cidade de Salvador, iniciando no dia 4 de novembro de 2024 com previsão de conclusão em 30 de janeiro de 2025, no turno noturno, de segunda a sexta-feira. As selecionadas terão auxílio alimentação e transporte durante o andamento do curso.

O processo seletivo é composto por três etapas de avaliação das candidatas, de caráter eliminatório e classificatório: inscrição online; avaliação documental comprobatória dos requisitos exigidos; prova de português, matemática e conhecimentos gerais.

Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, explica que a empresa já vem há alguns anos traçando estratégias que visam contribuir para a inclusão, promoção da equidade e o desenvolvimento de mulheres na operação portuária. “Demos os primeiros passos para o projeto Porto Delas ainda, em 2011, quando fizemos um processo seletivo com o objetivo de atrair mais mulheres para o terminal e desde então, o resultado tem sido surpreendente. Uma equipe diversa se reflete na melhoria da performance da nossa atividade, no clima organizacional, além de impactar no desenvolvimento socioeconômico da nossa comunidade, ampliando horizontes para àquelas que são maioria na composição da sociedade e precisam apenas de uma oportunidade para se desenvolver”, recorda.

“Trabalhar no setor portuário e industrial exige muita qualificação. São atividades complexas que historicamente eram ocupadas por homens. Hoje o cenário é outro. A aliança entre a iniciativa privada, pública, academia e sociedade civil está transformando o mercado em um ambiente mais próspero, inovador e inclusivo. Os cursos ofertados ampliarão horizontes de carreiras para profissionais trabalharem na atividade portuária, industrial e até varejista, uma vez que maquinários logísticos estão presentes em uma extensa gama de negócios, cuja tendência é de crescimento", enfatiza Evandro Mazo, diretor regional do Senai Bahia.