Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Viajando com filha de 7 anos, caminhoneiro é flagrado por transportar rebite na BR-116

Motorista estava dirigindo por várias horas ininterruptas e em boa parte do percurso com velocidade superior a 100 quilômetros

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 09:02

PRF em ação na Bahia
PRF em ação na Bahia Crédito: Divulgação

O motorista de uma carreta foi flagrado com comprimidos de rebite sem registro da Anvisa em um trecho da BR-116, na altura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, no domingo (16). Ele viajava com a filha de 7 anos e a análise do tacógrafo revelou que estava dirigindo por várias horas ininterruptas e, em boa parte do percurso, com velocidade superior a 100 quilômetros.

A descoberta se deu quando agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deram ordem de parada ao caminhão, com placas do Tocantins. A equipe fez a abordagem de praxe e perguntou ao motorista se ele portava alguma droga para se manter acordado. O homem negou, porém, uma vistoria na cabine do caminhão encontrou o rebite.

A droga à base de anfetamina estimula o sistema nervoso central e é utilizada geralmente por profissionais do volante para inibir o sono e se manter acordado por longas horas durante a viagem. Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco do tacógrafo, através do qual foi possível verificar que ele havia descansado apenas 180 minutos nas últimas 24 horas.

De acordo com a legislação, a cada cinco horas e meia de direção, o condutor precisa descansar por 30 minutos. E a cada período de 24 horas, o motorista deve descansar por 11 horas.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência - documento que registra infrações penais de menor potencial ofensivo - e o condutor se comprometeu a comparecer para responder em juízo, quando intimado para responder por sua conduta de acordo com o que prevê no art. 28 da Lei 11.343/2006. O flagrante ocorreu durante fiscalização da Operação Sinergia.