Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 02:30
Para atender um público cada vez mais jovem e bem informado, corretores de imóveis do mercado de luxo investem nas redes sociais e se tornam espécies de influenciadores digitais. As tours virtuais atraem novos compradores e movimentam os perfis, mas não são as únicas estratégias utilizadas pelos profissionais. Veja o que dizem especialistas sobre o segmento que cresce em Salvador.
Conhecer bem o comprador
Saber com que tipo de cliente o corretor está lidando é o primeiro passo para fechar um bom negócio. Anderson Plácido, que está no mercado há 12 anos, revela uma das suas estratégias: enviar para o possível comprador a oportunidade antes mesmo dela ser anunciada no site.
“Os clientes já sabem o que querem. Os corretores tiram as principais dúvidas, mas eles chegam muito bem informados”, diz. Através da sua imobiliária, a Plácido Imóveis, o corretor já intermediou a venda de uma mansão de R$19,8 milhões. Hoje, a casa mais cara no catálogo custa R$8,9 milhões.
Exclusividade
Um corretor sempre precisa estar atento às possibilidades de tornar os imóveis mais atrativos. No caso do segmento de luxo, a sensação de exclusividade chama a atenção dos compradores. “Para que os corretores atendam o status e a vaidade dos compradores, a exclusividade é um fator muito importante do processo. Mesmo que sejam dois apartamentos por andar, eles querem um hall exclusivo com privacidade”, analisa Manuella Nabuco, corretora que atua no ramo há 22 anos.
Redes sociais
Vídeos de tours online são vistos por milhares de pessoas todos os dias no Instagram e no Tiktok. Os corretores mostram detalhes dos imóveis e atraem possíveis compradores, além de curiosos. Para o corretor Rodrigo Prado, o posicionamento nas redes já é atributo obrigatório no segmento de luxo.
“Quanto mais próximo os vídeos fizerem os clientes se sentirem dos imóveis, melhor. É uma antecipação do atendimento no meio virtual”, diz. Todos os 700 imóveis anunciados pela imobiliária o qual Rodrigo Prado é sócio, a Borges Realty, possuem vídeos de apresentação.