Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 07:30
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) foram abertas na última segunda-feira (29) e ficam disponíveis até esta quinta-feira (1º). Na Bahia, cerca de 22 mil bolsas, ao total, estão sendo ofertadas em 47 instituições particulares de ensino superior do estado, que tem o quinto maior quantitativo de vagas do país. Só em Salvador, há oportunidade de ingresso em 180 cursos.
Os candidatos sem diploma do ensino superior que tenham participado de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fora da condição de treineiro, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero, podem se inscrever no Prouni. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio (R$2.118) por pessoa.
Para se candidatar à bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa (R$4.236). Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma dessas condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral; ter cursado parcialmente o ensino médio em escola da rede pública e parcialmente em particular, como bolsista integral; ser PCD (pessoa com deficiência;
Professores da rede pública de ensino, que se candidatem para os cursos de Licenciatura e Pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, também podem concorrer às bolsas parciais. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Neste ano, serão ofertadas 16.711 bolsas integrais e 5.194 bolsas parciais, totalizando 21.905 bolsas na Bahia. A consulta detalhada, por curso, turno, instituição e local de oferta, pode ser realizada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, que é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Aqueles que tiverem deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Ao fim do prazo, será considerada válida a última inscrição confirmada. Levando em conta as opções e as notas obtidas no Enem, os estudantes são pré-selecionados pelo sistema do Prouni em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.
O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira prevista para o dia 6 de fevereiro e a segunda para o dia 27 do mesmo mês. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessário.
Ao final das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro