Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja quem são as vítimas do acidente com barco em Madre de Deus

Alice Maria Souza, 6 anos, está desaparecida; outras cinco pessoas foram resgatadas com vida e receberam atendimento médico

  • L
  • Larissa Almeida

Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 18:57

null Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O acidente com barco em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, na noite do último domingo (21), deixou sete vítimas fatais por afogamento, 12 sobreviventes e uma pessoa desaparecida até o final da tarde desta segunda-feira (22).

Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos, Hayala dos Santos Conselho, 33 anos, Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos, Ryan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos, Caroline Barbosa de Souza, de 17 anos e Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos, foram identificados pela Polícia Civil como vítimas por afogamento.

Por volta das 15h30 da tarde desta segunda, o corpo de Vanderson Souza, 41 anos, se juntou à lista de mortos, conforme informações de agentes municipais que acompanham o caso. No final da tarde, o delegado Marcos Laranjeira informou à reportagem que a morte de Vanderson Souza só seria oficializada após contato com as equipes de resgate, que ainda estavam no local do acidente.

Ainda segundo a polícia, outras cinco pessoas foram resgatadas e receberam atendimento médico. Ambulâncias das cidades de São Francisco do Conde, Candeias e Salvador foram enviadas para prestar apoio no atendimento médico.

Conheça as vítimas fatais do acidente:

1 - Caroline Barbosa de Souza, 17 anos

Estudante de 17 anos, Caroline era mãe de Laura Sofia, de 1 ano, sobrevivente da tragédia. Era prima de Ryan Kevellyn de Souza Santos e sobrinha de Rosimeire Maria Souza Santana, que morreram no acidente. Ela foi enterrada no Cemitério Jardim da Eternidade, em Madre de Deus, nesta segunda-feira, por volta das 17h.

2 - Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos

Natural de Madre de Deus, Ryan trabalhava fora da cidade prestando serviços. Estava na sua terra Natal para um tempo de diversão com a família após o término de um trabalho. Era primo de Alice Maria Souza, que está desaparecida, primo de Caroline Barbosa de Souza e sobrinho de Rosimeire Maria Souza Santana. Ele morreu após salvar quatro pessoas. Ao tentar resgatar a tia, já cansado, segundo relatos de parentes de sobreviventes, não resistiu e se afogou.

3 - Hayala dos Santos Conselho, 33 anos

Hayala tinha 33 anos de idade, trabalhava em uma ótica e é definida pelos moradores como uma pessoa comunicativa e alegre. Ela não teve parentesco conformado com as demais vítimas.

4 - Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos

Rosimeire Maria Souza Santana tinha 59 anos de idade, trabalhava como caseira em casas de veraneio, era católica e ligada à família. Era tia de segundo grau de Alice Maria Souza, que está desaparecida, e tia de primeiro grau de Ryan Kevellyn de Souza Santos e de Caroline Barbosa Souza.

5 - Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7 anos

Criança de 7 anos de idade, Jonathan era sobrinho de Flaviane Jesus dos Santos. Segundo moradores, ele teria ido ao passeio de barco com a tia sem que a mãe soubesse, uma vez que ela estava trabalhando. O garoto vivia sob guarda compartilhada com os pais e estava sob responsabilidade do pai no domingo. A criança foi enterrada no Cemitério Jardim da Eternidade, em Madre de Deus, nesta segunda-feira, por volta das 18h.

6 - Flaviane Jesus dos Santos, 29 anos

Flaviane tinha 29 anos, trabalhava como atendente de supermercado e era conhecida como uma mulher alegre e comunicativa. Era tia de Jonathan Miguel de Jesus Santos. Ela foi enterrada no Cemitério Jardim da Eternidade, em Madre de Deus, nesta segunda-feira, às 17h35.

7 - Vanderson Souza, 41 anos

Vanderson tinha 41 anos, era deficiente intelectual e tinha conseguido seu primeiro emprego na semana anterior à sua morte, na função de gari. Conhecido como figura representativa da cidade, vídeos dele circulavam entre as redes sociais dos moradores em forma de meme.

Relembre o acidente

O acidente aconteceu por volta das 22h, quando o barco deixou a Ilha de Maria Guarda e seguia para o píer de Madre de Deus. Na Ilha acontecia a festa Madre Verão 2024, promovida pela prefeitura. O capitão dos Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno, confirmou que houve uma briga no barco.

As vítimas foram identificadas como Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos, Hayala dos Santos Conselho, 33 anos, Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos, Ryan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos, Caroline Barbosa de Souza, de 17 ano, Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos, e Vanderson Souza, 41 anos. Os corpos de algumas vítimas chegaram ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, na manhã desta segunda.

Segundo a prefeitura de Madre de Deus, 12 vítimas foram levadas para o Hospital de Madre de Deus. Dessas, seis pessoas morreram, quatro foram transferidos para Salvador e duas pessoas tiveram alta. Estão hospitalizados em Salvador: Maria de Fátima, 56 anos, no Hospital Municipal de Salvador (UTI Adulto); Richard Guilherme, 6 anos, no Hospital Geral Roberto Santos (UTI Pediátrica); e Laura Sofia, 1 ano - Hospital do Subúrbio (UTI Pediátrica).

A Marinha informou que uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local para conduzir as buscas dos possíveis desaparecidos assim que foi informada sobre o acidente. "O Comando do 2º Distrito Naval está, adicionalmente, reforçando a operação de busca e salvamento com o Aviso de Patrulha "Dourado" e a Lancha de Inspeção Naval Blindada “Guaiúba”, pertencentes ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste", diz a Marinha, em nota.

Participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental - COPPA-PMBA; uma aeronave do Grupamento Aéreo - GRAER; o Corpo de Bombeiros e outras embarcações civis.

Segundo a Polícia Civil, a 17ª Delegacia Territorial (DT/Madre de Deus) apura o naufrágio. As guias periciais e de remoção foram expedidas. Diligências investigativas estão sendo realizadas para apurar a circunstâncias, para as possíveis responsabilizações pelo naufrágio.

Além da polícia, a Marinha também abriu um inquérito para apurar o acidente. "Um inquérito para apuração de incidentes de fatos de navegação já foi aberto e vai apurar as prováveis causas do acidente e responsáveis", disse o Capitão dos Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno, em entrevista à TV Bahia. Ele ressaltou que a embarcação é do tipo saveiro, na categoria 'esporte e recreio' e não poderia transportar passageiros.

"É uma embarcação tipo saveiro, categoria esporte e recreio, é uma embarcação para recreação da pessoa. Não poderia transportar passageiros de forma comercial", afirmou. Ainda segundo o capitão dos Portos, a embarcação tinha mais de 11 passageiros no momento do acidente.