Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 4 de outubro de 2024 às 16:50
Seja ao lado dos amigos e da família, em um programa a dois ou até mesmo sozinho, um dia de praia em Salvador é sempre uma boa ideia. Apesar da previsão de tempo nublado neste final de semana, as chances de chuva só chegam a 20% no sábado (5), de modo que quem quiser se programar para colocar o pé na areia só tem que ficar atento a qual praia escolher. Isso porque, 19 locais estão impróprios para banho, conforme o Boletim de Balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nesta sexta-feira (4).
O levantamento é realizado a partir da análise de qualidade das águas. Uma praia pode ser considerada imprópria para banho quando há indícios da presença da bactéria Escherichia coli (E. Coli), que é encontrada em fezes humanas e animais. Ela é encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Segundo o Inema, uma praia também pode ser classificada na categoria imprópria quando há casos de derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas e surto de doenças transmitidas pelas águas.