Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja dicas para regular o sono e melhorar alimentação de crianças e adolescentes

Equilibro recarrega energia, melhora concentração e bem-estar físico e mental para encarar a intensa rotina de estudos

  • Foto do(a) author(a) Wladmir Pinheiro
  • Wladmir Pinheiro

Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 10:25

Veja como melhorar sono e alimentação de crianças e adolescentes na volta às aulas Crédito: Reprodução

Alimentação saudável e sono de qualidade trazem diversos benefícios para crianças e adolescentes no retorno às aulas. O equilibro proporciona energia, concentração e bem-estar físico e mental para encarar a intensa rotina de estudos.

Após um longo período de recesso escolar, a volta às aulas pode ser um desafio para os menore. Para garantir um retorno saudável e produtivo, a alimentação equilibrada e a regulação do sono são fundamentais.

Montar uma lancheira equilibrada é essencial para garantir que as crianças tenham um bom rendimento durante o dia, explica a nutricionista funcional Carolina Dias, fundadora da CD Clinique.

“A lancheira saudável é fundamental para o crescimento da criança. Alimentos nutritivos melhoram a concentração, a energia e a imunidade. Evite suco de caixinha, e aposte em frutas práticas como uvas, bananas, maçãs fatiadas, pera, já lavadas e cortadas em porções fáceis. Opte por pães integrais, biscoitos de aveia ou batata-doce assada em rodelas. Educação nutricional começa na infância!”, orienta Carolina.

Alimentos ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Economia

Salgadinhos, bombons e balas

A nutricionista conta também que é comum que crianças se sintam atraídas por salgadinhos e outros alimentos ultraprocessados, mas esses produtos costumam ser ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcar, corantes artificiais e conservantes — substâncias que podem prejudicar a saúde quando consumidas em excesso.

De acordo com a nutricionista, tanto uma alimentação saudável quanto uma boa qualidade de sono oferecem diversos benefícios para os pequenos, proporcionando energia, concentração e bem-estar físico e mental.

“Quando os pais e responsáveis oferecem alimentos nutritivos e práticos nas refeições, ajudam os pequenos a se alimentarem bem sem abrir mão da saúde”, explica Carolina.

Imagem Edicase Brasil
Ultraprocessados são práticos, mas prejudicam o crescimento saudável das crianças (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock) Crédito:

O que levar na lancheira?

Existem muitas opções saudáveis e saborosas disponíveis hoje no mercado. “Uma alternativa saborosa e mais saudável são os chips de banana e de batata-doce, opções nutritivas que podem ser encontradas nas versões salgadas ou doces. Além disso, as frutas secas, como maçã, damasco, abacaxi e uva-passa, são fontes de antioxidantes e fibras, ideais para complementar a alimentação das crianças”, sugere Pedro Lisboa, fundador da rede Palato Especiarias.

Narcolepsia causa sonolência excessiva
Sono desregulado atrapalha aprendizado Crédito: Shutterstock

Qualidade do sono é fundamental

Além da alimentação, o sono é outro pilar essencial para o bom desempenho escolar. “Crianças e adolescentes precisam de uma quantidade adequada de horas de sono para garantir que o cérebro e o corpo se recuperem e estejam prontos para os desafios do dia seguinte. Temos uma variedade de óleos essenciais, entre eles o de Lavanda, que é excelente para criar um ambiente tranquilo por conta das propriedades calmantes, anti-inflamatórias e bactericidas, sendo excelente para reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e promover o relacionamento“, explica Taciana Lisboa, sócia da Palato Especiarias.

A regulação do sono favorece a concentração, a memória e o bom humor, tornando o retorno às aulas mais produtivo e menos estressante.

“Afinal, uma rotina equilibrada é o primeiro passo para um ano letivo bem-sucedido”, conclui Pedro.