Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja como ficou o Morro do Pai Inácio após incêndio florestal

Mais 20 bombeiros estão sendo enviados para conter as chamas nesta sexta (28)

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 28 de março de 2025 às 15:29

Morro do Pai Inácio após incêndio
Morro do Pai Inácio após incêndio Crédito: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Imagens desta sexta-feira (28) mostram os estragos causados pelo incêndio florestal de grandes proporções que atingiu o Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras, Chapada Diamantina. Desde a tarde desta quinta-feira (27), equipes do Corpo de Bombeiros em conjunto com brigadistas voluntários e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) combatem as chamas no ponto turístico.

A vegetal ficou completamente queimada. Os gravetos caídos ao solo ou os restos de árvores que ainda conseguiram ficar de pé, possuíam aparência seca e carbonizada pela ação do fogo. O solo aparece coberto com as cinzas da vegetação queimada. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, outros 20 bombeiros e um helicóptero foram enviados para reforçar a equipe no local, que já conta com o auxílio de duas aeronaves modelo Air Tractor. Já são mais de 24h de esforços para conter o fogo e impedir que ele se espalhe ainda mais.

“Nossa meta principal é preservar vidas e propriedades, além da fauna e da flora local. Estamos avançando muito no combate, e temos como maior dificuldade o relevo característico da região, as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, que aumentam a velocidade de propagação do incêndio”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes.

Proprietária de um estabelecimento comercial nas imediações do Morro do Pai Inácio, Lêdy Valôis usou a rede social para chamar a atenção das autoridades e de voluntários para a necessidade de unir esforços para conter as chamas, que se alastram com muita velocidade. "Vocês não fazem ideia da proporção desse fogo. Vendo de perto é desesperador. O fogo está se alastrando muito rápido". Ela mostrou uma imagem das chamas às 18h40 e uma nova às 22h50, para dar a dimensão do quanto o fogo se alastrou em poucas horas.

Story de Lêdy Valôis
Story de Lêdy Valôis Crédito: Reprodução/Redes sociais