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Carol Neves
Publicado em 6 de novembro de 2024 às 16:01
A campanha Papai Noel dos Correios 2025 teve início nesta quarta-feira (6), com um evento no Shopping Piedade, em Salvador. Os baianos vão poder "adotar" cartas de crianças em vulnerabilidade social e atender ao pedido feito, dando um presente de Natal para os pequenos.
O lançamento contou com uma apresentação de voz e violão com duas funcionárias dos Correios, Samantha Tosto e Patrícia Marques. O coral infantil da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos cantou e logo depois aconteceu a chegada do Papai Noel.
Neste ano, a campanha vai contar com um desfile iluminado que vai passar por todas capitais do país, de 7 de novembro a 14 de dezembro. As datas específicas da Carreata da Luz ainda serão divulgadas, assim como os roteiros a serem percorridos.
A campanha utiliza cartas de crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e instituições parceiras, como creches e abrigos. Crianças de até 10 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social também pode mandar cartas para serem selecionadas.
Uma parceria entre Correios e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai incluir também cartas de crianças e adolescentes de unidades de acolhimento que são assistidas pelos Tribunais de Justiça.
Como adotar?
Quem quiser adotar uma cartinha deve acessar a página da campanha, escolher a cidade e vai ter as informações sobre que agências estão com as cartas físicas à disposição. Se preferir, também será possível adotar uma cartinha virtual. Na Bahia, é possível participar das cidades de Salvador, Guanambi, Itaberaba, Juazeiro e Lauro de Freitas.
Depois disso, os presentes devem ser entregues nos pontos de coletas indicados - os prazos variam a depender do local.
Selo
O Selo de Natal da empresa também foi lançado hoje. A superintendente estadual dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão, esteve presente, assim como o diretor da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, e o superintendente do shopping, Pablo Vieira.
Tradicionalmente a empresa apresenta uma emissão natalina especial, que este ano traz, em sua arte, um Papai Noel do início dos anos 1970 que, segundo Ziraldo, é “o desenho mais solto e bem resolvido” que já fez do bom velhinho. O segundo selo traz uma adaptação na arte da capa da revista ‘A turma do Pererê’, de 1975. Na linha de baixo, o terceiro selo é um belo esboço do Menino Maluquinho para um Natal do final dos anos 1990. E o último selo da quadra traz o desenho original do cartaz da 41ª Feira da Providência, de 2001. As técnicas usadas são nanquim, aquarela líquida, lápis de cor e pintura digital.