Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gil Santos
Publicado em 11 de outubro de 2024 às 06:15
A estimativa do setor varejista é de crescimento acime de 10% nas vendas por conta do Dia das Crianças. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, explicou que brinquedos correspondem a 70% das transações na semana da criança.
"Há uma expectativa positiva, porque o mês de outubro, por conta da semana da criança, é o quarto mês com mais vendas no ano para o varejo, e o segundo mês com mais vendas para o setor de brinquedos, atrás apenas de dezembro. Estamos projetando crescimento acima de 10%, com predominância de produtos não duráveis, como brinquedos, confecções infantis e chocolates", afirmou.
O primeiro mês de vendas para o varejo é dezembro (Natal), sendo seguidos por maio (Dia das Mães), junho (festas juninas), outubro (Dia das Crianças) e agosto (Dia dos Pais). O presidente disse que as lojas já estão sentindo o aumento no movimento de clientes e fez uma observação.
"O comércio de rua tem, hoje, um grande concorrente, que é o e-commerce. Ele ganhou muita simpatia durante o período da pandemia e cresceu bastante em todos os segmentos do varejo no país, mas estamos confiantes que vamos alcançar essa estimativa de crescimento nas vendas", disse Motta.
Ele afirmou que as lojas vão funcionar, neste sábado (12). Cada trabalhador vai receber R$ 56 e terá direito a um dia de folga, em até 30 dias, contados a partir do feriado. No dia 12 de outubro é celebrada Nossa Senhora Aparecida, por esse motivo a data é feriado em todo o Brasil.