Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Vai lotar: Salvador é o 2º destino mais procurado pelos brasileiros para o Réveillon

Trade turístico tem boas expectativas para o verão 2025

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 09:46

Festival Virada Salvador na noite de virada
Festival Virada Salvador na noite de virada Crédito: Bruno Concha / Secom PMS

Depois da ceia de Natal, a pergunta mais repetida no final do ano começa a brotar em famílias e grupos de amigos: "Onde vai passar a virada do ano?". Para milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, a resposta é Salvador. Aquela frase popular que diz que os baianos moram onde o resto do mundo quer estar nas férias nunca foi tão verdade. A capital baiana é o segundo destino mais procurado para o Réveillon 2025. 

A cidade do Porto da Barra, Mercado Modelo e Pelourinho, só fica atrás de uma vizinha nordestina, Recife (PE). As informações foram divulgadas pela prefeitura de Salvador, que cita um levantamento que analisou buscas por passagens aéreas no site e aplicativo da Decolar - uma das maiores agências de viagens do país. 

A pesquisa reafirma o papel importante que Salvador desempenha no turismo nacional. No ano passado, a cidade também ocupou o segundo lugar de maior atração de turistas durante o final do ano. Em 2022, quando ainda havia vestígios da pandemia, ficou fora do top 3, ocupando a quarta posição. 

Aglomeração no Porto da Barra
Porto da Barra é um dos locais mais procurados por baianos e turistas Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Para a prefeitura de Salvador, além das belezas naturais, o bom desempenho é fruto de estudo e incentivo. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) espera que 3,4 milhões de turistas passem pela cidade entre dezembro deste ano e março de 2025. Se concretizado, o número representará aumento de 6% em relação a 2020, último verão pré-pandemia.  

O calendário agitado de festas populares e fechadas, que agitam praticamente toda cidade, também contribuem para a atração de viajantes. O Festival Virada Salvador promete ser um dos maiores eventos gratuitos de fim de ano do país. Serão cinco dias de festa, a partir de sexta-feira (27), na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio.

Neste ano, a virada será comandada por Léo Santana que, ao que tudo indica, será recebido por uma multidão tamanho "GG". Os estados que mais exportam turistas para Salvador, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás. No Nordeste, o destaque fica para Pernambuco, Alagoas e Sergipe. 

"Salvador possui uma infraestrutura cada vez mais renovada e vive um momento especial. Em 2024, tivemos os maiores índices de ocupação hoteleira durante todo o ano. Salvador está consolidada não só para o Réveillon, mas para todas as épocas do ano. O nosso calendário está bem cada vez mais forte e sendo divulgado amplamente, com antecedência, para que as pessoas possam se programar", avalia o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães. 

Para quem procura a tradicional queima de fogos na virada, não vai faltar opção. Serão 18 localidades, além da Boca do Rio, que vai contar com dois pontos de fogos de artifício. Segundo a prefeitura, os outros lugares são: Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Patamares, Pernambués, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Paripe, Ribeira, Boa Viagem, Santo Antônio Além do Carmo, Ilha de Paramana, Ilha de Maré (Praia de Santana e Itamoabo), Ilha de Bananeira, Ilha de Santana, Bom Jesus dos Passos.