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Passageiros vão poder opinar sobre rapidez, conforto e segurança nos ônibus

Os passageiros responderão a um questionário que avalia 16 fatores da qualidade do sistema

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 4 de novembro de 2024 às 10:40

Até o final deste ano, 42% da frota de ônibus de Salvador terá ar-condicionado
null Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Os usuários do transporte público vão poder opinar sobre a qualidade do serviço ofertado em Salvador. É que, a partir dessa terça-feira (5), os passageiros vão responder a um questionário que avalia 16 fatores da qualidade do sistema, incluindo disponibilidade, rapidez, confiabilidade, conforto nos pontos de ônibus e dentro dos veículos, segurança pública e em acidentes, exposição a ruído e poluição, além de itens sobre atendimento, informações, formas de pagamento e custos.

A pesquisa QualiÔnibus será realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em parceria com a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra) e o WRI Brasil. Ela será aplicada em diversas linhas de ônibus e do BRT Salvador durante os dias úteis entre as 5h30 e 19h30.

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, a pesquisa oferece aos usuários a oportunidade de contribuir com sugestões de melhorias. “Essa vai ser uma importante oportunidade para que os usuários dos sistemas de transporte público do município possam avaliar a qualidade dos serviços e contribuir para a cidade”, ressaltou.

Esta é a segunda vez que Salvador aplica a pesquisa QualiÔnibus – ferramenta que também é usada por outras capitais, como Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Recife. A Prefeitura de Salvador faz parte do grupo desde 2019. O QualiÔnibus, desenvolvido pelo WRI Brasil, é uma iniciativa que busca aprimorar o transporte coletivo urbano com foco nas pessoas. Atualmente, o programa reúne 28 participantes de norte a sul do país entre municípios e operadores de ônibus.