Uso indevido do solo é responsável pelo deslocamento das dunas, diz especialista

Areias da área de restinga já encobriram um ponto de ônibus e invadiram pista no Costa Azul

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 10:30

Caminho usado por religiosos matou a vegetação
Caminho usado por religiosos matou a vegetação Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

A vegetação que existe nas dunas é responsável por evitar que as areias sejam arrastadas pela força do vento, por isso, quando não há plantas as dunas podem se tornar um problema. É o que está acontecendo no Costa Azul. Um ponto de ônibus que fica na Rua Dr. Augusto Lopes Pontes já está encoberto, o material atravessou a pista e está alcançando a porta dos condomínios.

O presidente da Universidade Livre das Dunas (Unidunas), Jorge Santana, explicou que esses ecossistemas são importantes para reduzir a salinidade, reter o calor e a água da chuva. A região guarda resquícios de restinga, com vegetação e animais próprios desse local, mas ainda não é uma área com preservação.

“Dificilmente o deslocamento da areia acontece por fenômeno climático, a causa é sempre a ação humana. Quando se retiramos a vegetação ou plantamos uma espécie diferente no local isso meche com a duna e provoca essa movimentação. Eu defendo que o local seja transformado em área de preservação para evitar o uso indevido do solo”, explicou.

Ponto de ônibus não existe mais
Ponto de ônibus não existe mais Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

Moradores relataram que grupos religiosos frequentam o local. No início da manhã e no final da tarde, eles chegam em caravanas e escalam as dunas. O local por onde passam não tem mais vegetação.

“Restinga é uma área de transição para a Mata Atlântica. Ela é fixadora de dunas e se mechemos, compromete. Quando não tem vegetação, ela começa a caminhar com a ação eólica [força dos ventos]. O movimento de pessoas caminhando em locais errados retira essa vegetação. A solução é plantar mais espécies de restinga”, explicou o presidente da Unidunas.

A instituição é responsável pela administração do Parque das Dunas, uma área de 6 milhões de metros quadrados entre Itapuã e Praia do Flamengo. O local oferece passeios para estudantes e para a população em geral. As visitas são guiadas por ambientalistas e podem ser agendadas através das redes sociais do parque (@parquedasdunassalvador).