UPA Pediátrica dos Barris vai atender até 150 crianças por dia

Essa foi a primeira estrutura desse tipo construída na cidade e há outra adaptada no Marback

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 25 de junho de 2024 às 12:42

Equipe médica na frente da unidade dos Barris Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Toda vez que uma criança precisa de atendimento médico e é socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ela precisa aguardar na mesma recepção que os adultos. Nos Barris, unidade mais movimentada de Salvador, com média de 450 pacientes diários, os pequenos ficam no mesmo ambiente que pessoas baleadas, esfaqueadas e vítimas de outras violências. A partir desta terça-feira (25) isso mudou com a inauguração da UPA Pediátrica.

A unidade fica em um prédio anexo e com acesso pela lateral. Na prática, a partir de agora as crianças e adolescentes que precisarem de urgência e emergência terão atendimento separado dos adultos. O local tem sala de estabilização, de curativo, de medição, dois leitos de observação e quatro consultórios. O diretor da UPA Pediátrica, o clínico geral Abevailton Silva, explicou que o espaço oferece acolhimento mais cuidadoso para as crianças, com ludicidade e profissionais capacitados e habilitados.

"Dentro de um ambiente de urgência e emergência a gente atende a criança e o adulto em qualquer condição que seja um agravo imediato. Quando a gente tem a condição, a possibilidade de criar um ambiente em que a criança possa ter o imaginário protegido durante esse momento, um trabalho que é feito a muitas mãos, é muito importante. É um cuidado e um amor a mais", explicou o diretor da unidade.

A capacidade é para 150 atendimentos por dia, o funcionamento será 24h e a unidade será administrada pela Fundação José Silveira. O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) visitou e fez a inauguração oficial do espaço, nesta terça-feira, e disse que o atendimento será igual ao das unidades adultas, com os mesmos serviços.

“Esse equipamento vem para ajudar milhares de pais e mães que sabem da dificuldade de conseguir um atendimento pediátrico. Às vezes, você quer pagar uma consulta e não consegue. Aqui vamos oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas. Sabemos que a UPA dos Barris é a mais procurada da cidade. Agora, com atendimento especializado para as crianças, a procura será ainda maior”, afirmou.

Entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 57.312 atendimentos médicos na UPA dos Barris. Os dados foram divulgados pelo Município. Durante o evento de inauguração o movimento na unidade foi intenso.

Segunda unidade

Essa foi a segunda UPA Pediátrica criada em Salvador. A primeira começou a funcionar na UPA do Marback, em maio, mas por lá não foi possível construir uma nova estrutura e o espaço já existente foi adaptado para ter uma ala exclusivamente infantil. A criação dessas unidades foi uma iniciativa da vice-prefeita Ana Paula Matos, que teve a ideia durante o período em que atuava como secretária de saúde.

“Muitas vezes, em situações graves, que precisam de uma resposta rápida, é para cá que trazem essas pessoas. Em um sábado à tarde, eu estava aqui e chegou uma pessoa ensanguentada procurando assistência e tinha uma criança muito assustada. Naquele dia, eu conversei com a equipe e vimos que havia um espaço na lateral, onde dava para construir outro prédio”, contou a vice-prefeita durante a inauguração nos Barris.

Além das UPAs Pediátricas dos Barris e do Marback, o Hospital da criança que está sendo construído na Federação terá uma UPA Infantil. O secretário municipal da Saúde, Alexandre Reis, contou que o objetivo é implantar estruturas similares em outras unidades de pronto atendimento da cidade.

"A gente tem visto que as UPAs têm uma demanda crescente. Buscamos, além dessa alternativa, tratamentos domiciliares para tirar nossos pacientes das UPAs. O Hospital Municipal também tem absorvido bastante essas demandas", disse.

As paredes brancas da UPA Pediátrica foram decoradas com pinturas e figuras infantis, há mesas para desenho e lápis de cera para colorir. Durante a inauguração, pais e crianças aproveitaram para entrar e conhecer a infraestrutura da unidade.