Barra recebe caminhada para incentivar doação de órgãos

Concentração será no Farol, a partir das 8h

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 27 de setembro de 2024 às 12:49

Campanha tentou sensibilizar a população Crédito: Sinéia Coelho / Ascom - HGRS

Uma caminhada será realizada na Barra, neste domingo (29), para encerramento da campanha Setembro Verde, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para incentivar a doação de órgãos. O evento acontece a partir das 8h, com concentração no Farol da Barra.

O objetivo da campanha foi mobilizar a população baiana sobre a importância da doação. Foram realizadas outras caminhadas, mobilizações em rodoviárias, hospitais, clínicas de hemodiálise, dentre outros locais de grande circulação de pessoas na capital e no interior do Estado. Atualmente, cerca de 3.500 pessoas aguardam por um transplante na Bahia e 65% das famílias não autorizam a doação de órgãos.

A Sesab informou que de janeiro a agosto deste ano, o Estado realizou 677 captações entre órgãos e tecidos (córneas), o que representa um crescimento de aproximadamente 20% em relação ao mesmo período de 2023. Em 2024, o número de transplantes também cresceu, passando de 702 para 737.

Apesar do aumento de doações, a quantidade de pacientes precisando de transplantes também cresceu, saindo de 2. 979 para 3.555 pacientes nesse período. São 1.908 pessoas, por exemplo, aguardando na fila por um rim.