Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Operação em Valéria termina com apreensão de 10kg de insumo para droga, prisão e morte

Operação é comandada pela Polícia Federal

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 17:15

Um é morto e outro preso em operação em Valéria
Um é morto e outro preso em operação em Valéria Crédito: Marina Silva/ CORREIO

A operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), deflagrada na manhã desta sexta-feira (29), no bairro de Valéria, terminou no final da tarde com a apreensão de mais de 10 kg de pasta base para cocaína, armas, celulares, uma prisão e uma morte. Foi a terceira operação das forças integradas na localidade desde o dia 15 de setembro - uma que resultou na morte de um policial federal, outra em busca dos envolvidos no assassinato e a de hoje.

Ao todo, foram apreendidos nesta sexta um revólver calibre 38, três carregadores, uma balança, um radiocomunicador, cadernos de anotação, aparelhos celulares, munições, roupas camufladas e porções de drogas, com o auxílio dos veículos blindados, usados em operações no Rio de Janeiro, que chegaram a Salvador na sexta-feira passada (22). Foi a primeira vez que o equipamento foi usado na capital baiana.

Segundo informações da Polícia Federal, responsável pelo comando da operação, o homem preso foi autuado em flagrante com “material do tráfico”. Já o suspeito que morreu foi socorrido após confronto com a polícia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em uma unidade de saúde.

A delegada geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, destacou a importância do trabalho contínuo para desarticular a ação de envolvidos com tráfico e homicídios. “Tirando esse material de circulação, conseguimos descapitalizar e enfraquecer a atuação desses grupos criminosos”, pontuou.

A operação também contou com a participação de equipes dos Departamentos Especializados de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Investigações Criminais (Deic), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e de Inteligência Policial (DIP), com o apoio das polícias Militar da Bahia e Federal.

Entre os equipamentos utilizados nas incursões, blindados da Polícia Federal auxiliam no patrulhamento em áreas conflagradas. A identificação de integrantes de grupos criminosos e a coleta de demais informações em campo compõem as atividades policiais.

Sem ônibus

A operação policial provocou a suspensão dos ônibus em Valéria. Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o transporte público ainda estava sem rodar na localidade às 16h. A reportagem aguarda informações atualizadas sobre o funcionamento do transporte.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEC) as aulas nas duas escolas administradas pelo estado localizadas no bairro funcionaram normalmente. São elas: o Colégio Estadual Noêmia Rego e o Colégio Dinah Gonçalves.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para saber se alguma escola localizada em Valéria, administrada pela prefeitura, suspendeu as aulas e aguarda retorno.