Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 12:39
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está entre as 30 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A classificação faz parte de um ranking da consultoria britânica Times Higher Education, uma das mais conceituadas do mundo. A Ufba ocupa a 29ª posição.
O lugar representa uma queda de três posições, visto que, em 2023, a baiana conquistou o 26° lugar. Outras universidades do Nordeste estão à frente da Ufba. São elas: Universidade Federal do Ceará (UFC), na 19ª colocação, e Universidade Federal de Pernambuco, em 21°.
Quem lidera o ranking das melhores no continente é a Universidade de São Paulo (USP), que voltou ao topo da lista após cinco anos. A Pontifícia Universidade Católica do Chile perdeu a posição, defendida desde 2019, e agora ocupa o quarto lugar. Ao todo, o Brasil tem sete entre as dez melhores universidades da América Latina este ano.
O ranking da América Latina tem 214 instituições, em 16 países. O Brasil tem o maior número de citações, com 69 universidades classificadas pela consultoria. A Colômbia é o segundo país com mais universidades classificadas, somando 38.
1º. Universidade de São Paulo (USP)
2º. Universidade de Campinas (Unicamp)
3º. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4º. Pontifícia Universidade Católica do Chile
5º. Universidade Estadual Paulista (Unesp)
6º. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
7º. Tecnológico de Monterrey, no México
7º. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
9º. Universidade do Chile
10º. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A reportagem solicitou um posicionamento sobre a colocação para a Ufba e aguarda retorno.