Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 14:28
Três pessoas foram presas por furto de energia, na terça-feira (10), em Alcobaça, no Extremo-Sul da Bahia, segundo informação da Neonergia Coelba. As ligações clandestinas foram descobertas em fazendas produtoras de mamão e café do município. Representantes das propriedades foram conduzidos à delegacia, em uma ação em parceria da polícia com a concessionária.
Segundo a Coelba, três transformadores e cabos de energia que eram usados para fornecer energia irregularmente às fazendas foram apreendidos por técnicos da empresa.
A estimativa é de que a energia recuperada na ação foi superior a 1 milhão de quilowatts/hora, o que seria suficiente para abastecer todo o município de Caravelas por um total de 15 dias.
Além da multa referente ao consumo não faturado, os donos das fazendas irão responder a inquérito judicial e poderão ser condenados a até 8 anos de prisão.
“As ações de combate ao furto de energia têm como objetivo garantir a segurança da população e diminuir as possibilidades de interrupções. Além disso, as operações devolvem aos cofres públicos impostos que deixaram de ser arrecadados pela prática fraudulenta. Por isso, estamos intensificando nossas ações para encontrar as irregularidades e garantir que haja o devido cumprimento da lei”, explica o gerente de Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo.
Denúncias
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de prisão. Além disso, a Coelba destaca que os populares “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Também coloca em risco o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do telefone 116 ou no site da Neoenergia Coelba.