Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Transalvador avalia novo ordenamento e ampliação do prazo para regularização de motos

Órgão se comprometeu a analisar práticas internas em reunião com representantes dos motociclistas e guardas municipais

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 4 de abril de 2025 às 21:38

Transalvador
Transalvador Crédito: Secom PMS

Após uma semana com intensos conflitos entre agentes de trânsito e motoboys, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) se reuniu, juntamente com dirigentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e representadores dos grupos, para discutir as demandas das partes. A pasta se comprometeu a avaliar uma nova possibilidade de ordenamento dos veículos, além de uma possível ampliação do prazo para regularização de motos.

O encontro foi realizado nesta sexta-feira (4) na sede da Transalvador, nos Barris. De acordo com a superintendência, a reunião serviu para acolher as demandas dos motoboys, bem como pautar a necessidade de respeito aos agentes de trânsito e encontrar novas formas de abordagem para as blitze.

"Ficou decidido que a autarquia vai reanalisar algumas práticas internas, como a possibilidade de aumento do prazo para regularização de eventual irregularidade da moto. O superintendente Diego Brito reforçou o compromisso de avaliar outras formas de ordenamento da circulação e da parada dos motociclistas, principalmente na região do Shopping da Bahia, considerando a complexidade e os impactos da atuação desse grupo na mobilidade urbana", declarou a Transalvador, em nota.

As autoridades reforçaram a importância dos motoristas seguirem as normas de trânsito para garantir a segurança nas vias, visto que nos dois primeiros meses deste ano, já foram registradas 15 mortes no trânsito da capital, das quais 11 envolveram acidentes com motocicletas — sendo seis vítimas motociclistas. Isso equivale a 73% do total de óbitos no período.

Um novo encontro foi agendado para a próxima semana, embora a data não tenha sido divulgada pelo órgão.

Semana marcada por conflitos

Ainda nesta sexta-feira, pela manhã, um grupo com dezenas de motoboys protestou em frente a um prédio do Itaigara, bairro nobre de Salvador. Na noite anterior, um morador derrubou a moto de um entregador na Rua Reitor Macedo Costa, gerando uma confusão no local. O ato foi convocado hoje para protestar contra a atitude. A Polícia Militar e a Transalvador acompanharam o ato. Segundo a pasta, houve ainda outro ato de motoboys na região da Boca do Rio.

Dezenas de motociclistas se reuniram na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM) durante um protesto no final da manhã da última quinta-feira (3). Os manifestantes reclamaram de ações e blitz da Transalvador. Em nota, a autarquia disse que servidores foram agredidos quando faziam uma ação de ordenamento do tráfego no Vale do Nazaré. A moto de um dos agentes foi vandalizada e o pneu da base móvel foi quebrado. 

Na terça-feira (1º), um agente da Transalvador foi agredido por um motociclista com um chute nas costas durante uma confusão na Avenida ACM, próximo ao Shopping da Bahia. De acordo com a ocorrência policial, os agentes estavam realizando fiscalização de estacionamento irregular em frente a um shopping, quando um deles tentou abordar um motociclista que se recusava a sair do local proibido. "Durante a abordagem, houve discussão, dano à placa da moto e agressões físicas contra o agente, resultando em uma confusão generalizada com a presença de outros motociclistas."