Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 20:02
O Ministério Público do Trabalho informou, nesta segunda-feira (20), que irá abrir investigação para apurar as circunstâncias da morte de dois trabalhadores em um caminhão-pipa. As vítimas foram identificadas como Ednaldo de Jesus Xavier, de 46 anos, e José Ginaldo da Cruz, de 45 anos. Eles atuavam na limpeza de um tanque de caminhão que transportava sangue bovino, na cidade de Teodoro Sampaio, no centro-norte da Bahia.
O acidente ocorreu no domingo (19). Eles trabalhavam para a empresa Bahia Rendering, localizada no bairro Lustosa. Informações preliminares apontam que, durante o expediente, os trabalhadores passaram mal com o forte odor proveniente do sangue, desmaiaram e ficaram desacordados.
"O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros, e posteriormente foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiram e morreram", disse o MPT.
Em nota, a empresa lamentou a morte dos funcionários e afirmou que está tomando todas as medidas para colaborar com as investigações do caso. "Além de colaborar plenamente com as autoridades para que as investigações sejam conduzidas de forma rápida e transparente, a unidade Bahia Rendering instaurou um procedimento interno rigoroso para apurar as circunstâncias do ocorrido. Essa medida tem como objetivo esclarecer os fatos e reforçar a adoção de ações preventivas em nossas operações", informou.
O MPT informou que vai apurar informações dos órgãos envolvidos no caso, como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico-Legal e, principalmente, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização. "Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade."