Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 06:53
Os cinco torcedores organizados que foram presos após uma briga generalizada no sábado (9), em Itapuã, vão ter que cumprir uma medida de afastamento dos estádios com a supervisão da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através do Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (Bepe).
A decisão aconteceu após audiência de custódia na segunda-feira (11), onde os cinco foram colocados em liberdade provisória. Apesar de liberados, eles vão sofrer medidas cautelares. A principal delas é o afastamento dos estádios e a obrigatoriedade de apresentação dos torcedores na sede do Bepe nos dias dos jogos do time para qual torcem.
Nos vídeos da confusão, foi possível ver torcedores organizados tanto do Vitória como do Corinthians, que se enfrentaram no último sábado no Barradão. No entanto, não há confirmação de qual é o time dos torcedores presos. A decisão de manter os torcedores em medidas cautelares segue uma sugestão do próprio Bepe.
Segundo a PM, a decisão começa a valer já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 20 de novembro. Os réus deverão comparecer quatro horas antes do início da partida e serão liberados apenas duas horas depois do término. Além disso, os cinco estão impedidos de frequentar reuniões de torcidas ou festas, sendo que tais medidas deverão ser cumpridas até a sentença definitiva ou a revogação da medida cautelar.
Os demais torcedores apreendidos na ocasião, sendo quatro adultos e um adolescente, seguem sob acompanhamento do comando da unidade, que espera que o caso deles seja apreciado em tempo pelo poder judiciário.