Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tiroteio aconteceu a 600 metros da casa do menino que morreu após bala perdida

Samuel foi atingido por disparo enquanto brincava dentro de casa; família só descobriu que ele foi ferido por bala no hospital

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 10:46

auto-upload
Samuel de Jesus Crédito: Reprodução

O disparo que atingiu Samuel Andrade de Jesus, de 5 anos, morto dentro da própria casa no bairro de Itinga na tarde de quarta-feira (18), em Lauro de Freitas, pode ter saído de um tiroteio registrado a 600 metros da casa onde a vítima morava. Por volta das 15h, quando Samuel foi baleado enquanto brincava em casa, uma troca de tiros aconteceu nas imediações da praça Parque das Rosas, no Jardim das Margaridas.

De acordo com frentistas de um posto de combustível que fica em frente à praça, na quarta-feira, dois tiros foram registrados na região. O primeiro deles foi justamente durante a tarde. “Ontem teve tiro à tarde e também durante à noite. O pessoal que trabalha no outro turno nos informou. Não sei dizer exatamente como foi, mas houve esse tiroteio e o povo está acreditando que saiu daqui a bala”, relata um trabalhador, sem se identificar.

Procurada, a Polícia Militar (PM) informou, por meio de nota, que a 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itinga), unidade que atende ao bairro, informou que não registrou "qualquer registro de ação policial na região ou acionamento para atendimento de ocorrência".

Apesar da distância, é possível que um disparo, de fato, tenha saído do local e atingido Samuel. Fuzis de calibre 5.56, por exemplo, têm um alcance efetivo de 600 metros e um alcance máximo que chega a 5,8 km. Com a presença de facções criminosas na Bahia e o tráfico de armas, esse tipo de armamento tem presença comum em Salvador e RMS.

Em outubro, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) tinha apreendido 55 armamentos do tipo em território baiano. Não há, no entanto, detalhes sobre o tiroteiro e quem poderia estar envolvido.

Questionada em coletiva de imprensa sobre o assunto, Heloísa Brito, delegada-geral da Polícia Civil da Bahia (PC), explicou que a perícia na casa de Samuel foi realizada ainda na noite de quarta-feira. No local, investigadores ouviram de testemunhas sobre a possibilidade de um tiroteio em um assalto ter sido registrado no posto em frente à praça.

“As nossas equipes estiveram lá também, falamos com os frentistas. Entretanto, os profissionais que estavam no local pela madrugada entraram no serviço às 22h. Então, as equipes voltaram lá hoje para pegar a turma que estava de dia, trabalhando de dia, para ver se confirma realmente isso”, disse a delegada, salientando que as investigações estão em fase inicial.