Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 11:03
Para conseguir resistir ao calor de Salvador durante o verão, os taxistas da capital baiana estão autorizados a usar bermuda no joelho entre 22 de dezembro e 20 de março. Rodoviários e cobradores também estão incluídos. O direito consta na Lei n° 9.668, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Bruno Reis em junho deste ano. Essa será a primeira vez que a categoria tem autorização legal para a vestimenta.
Apesar da aprovação, o presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, estima que cerca de 90% da classe não vai aderir à possibilidade. Ele diz que a organização fez uma pesquisa para calcular a adesão e a maior parte dos taxistas se posicionou contra o uso do bermuda.
“Já tem uma tradição, um costume de trabalhar de calça. Esse padrão traz um diferenciamento em comparação aos outros transportes usados na cidade de forma irregular. Eu, como taxista, entendo que tem que continuar padronizado, trabalhando de calça, mas não podemos proibir. Usar bermuda é facultativo, usa quem quer”, afirma.
Danilo Santos
TaxistaO porta-voz do Conselho Estadual dos Taxistas, João Adorno, concorda. “90% dos carros dos taxistas da capital têm ar-condicionado, então, se houver adesão, acredito que será um valor pequeno”, argumenta.
Adorno ainda ressalta que a bermuda permitida é com o comprimento do joelho para baixo e em outros períodos não é permitido o uso da peça, pois é preciso uma autorização do município.