Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 06:00
O Departamento de Trânsito (Detran) da Bahia informou que a taxa de aprovação do mutirão de exames práticos chegou a 63%. Segundo o órgão, 471 provas foram realizadas nos dois primeiros sábados do mês e, destes, cerca de 300 candidatos conseguiram a aprovação. O índice de reprovados é de 37%.
Os dados foram divulgados em meio a reclamações de alunos que denunciam um instrutor de reprovar candidatos com base em justificativas falsas. A reportagem pediu para o órgão os números de aprovações de 2023 e índice exato de reprovação, mas não recebeu retorno. O Detran disse que, com base nos dados divulgados acima, “fica evidenciado que não houve alteração nos índices de aprovação e reprovação”.
Quanto às reclamações, informou que está à disposição para apurar qualquer denúncia recebida e mantém os critérios técnicos para avaliação dos candidatos como de responsabilidade dos avaliadores. Eles que irão "garantir que sejam aprovados candidatos aptos para que possam conduzir veículos".
Os mutirões foram organizados com o objetivo de atender aos candidatos da Bahia que iniciaram o processo para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que tiveram os laudos prorrogados desde o ano de 2019 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em função da suspensão dos atendimentos no período mais crítico da pandemia do covid-19.
Em Salvador, o mutirão oferta cerca de 500 vagas por dia. Também há ações no interior do estado, com 20 vagas extras/dia por categoria, em dias úteis da semana.
Interessados devem procurar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para solicitar o agendamento da prova prática. As avaliações serão realizadas apenas com hora marcada. O candidato marca a prática e realiza o teste na pista local.
Um grupo de candidatos denuncia que foram reprovados com base em justificativas falsas e manipuladas por um instrutor, identificado como "sargento Gilson".
“Todos os carros que tiveram problemas eram da mesma autoescola [identificada como Trânsito Livre]. Em um dos casos, o examinador falou que uma menina bateu no meio-fio, mas quando ela saiu, o carro não estava no meio-fio”, conta uma das denunciantes - as identidades serão protegidas, uma vez que todos estão tentando reagendar a prova. Pelo menos seis pessoas passaram por problemas similares no dia.
“Ainda teve o caso de uma mulher que deixou o carro estancar uma vez e ele disse que foram duas. Isso afeta na pontuação. Outro menino acertou o percurso dentro do tempo. Ele ficou chamando o instrutor, mas o homem não foi e depois disse que estourou o tempo”, acrescenta.
Os problemas foram na fase da baliza - é a primeira do teste, depois há ainda outros percursos - e envolvem um único funcionário. Após as reprovações subsequentes, os alunos contam que reclamaram com um outro instrutor, que também concordou com as queixas. “É um picareta”, disse em resposta.
Os casos foram registrados na última terça-feira (17) na pista da área externa do Shopping Bela Vista, em Salvador. Apesar da data, o Detran informou que as provas do mutirão são realizadas apenas aos sábados.