Tancredo Neves é o bairro com mais mortes durante tiroteios em Salvador em 2023

53 tiroteios foram registrados na região. 40 pessoas morreram e 12 ficaram feridas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 05:45

Tancredo Neves e Arenoso
972 pessoas foram mortas em Salvador em 2023 Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O bairro de Tancredo Neves registrou o maior número de mortes causadas por tiroteios em Salvador no ano de 2023. Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que 53 conflitos com arma de fogo ocorreram na região com 40 mortos e 12 feridos. Em Salvador foram registrados 1.306 tiroteios, com 972 mortos e 270 feridos.

Entre os bairros mais afetados por conflitos entre grupos armados estão os bairros de Pernambués com 40 tiroteios, 16 mortos e 8 feridos, seguido por Fazenda Grande do Retiro com 39 tiroteios, 30 mortos e 14 feridos. Completam o top-5 os bairros de Valéria (34 tiroteios, 27 mortos e 6 feridos) e Federação (34 tiroteios, 17 mortos e 6 feridos)

Segundo o relatório, as regiões têm a característica de ter uma população negra acima da média da capital. O Tancredo Neves lidera o ranking com 86,57%. Na sequência estão os bairros de Fazenda Grande do Retiro (86,38%), Valéria (83,26%), Pernambués (82,45%) e Federação (79,58%). A população de Salvador é composta 79,48% de pessoas negras.

Entre os 1.783 baleados em Salvador e região metropolitana, 56 estavam dentro de casa quando foram atingidos. 54 pessoas estavam em automóveis, e outras 30 estavam em barbearias. Outros locais com registros de pessoas baleadas foram o transporte público (8), postos de combustível (5), shoppings (4), lava-jato (3), presídios (2) e unidade de ensino (1)

Casos de violência nas regiões

No dia 15 de agosto, uma mulher identificada como Paloma Assis São Pedro, 30 anos, foi morta a tiros em um trecho da Rua Direta, no bairro de Tancredo Neves. Ela havia deixado os filhos na escola e estava voltando para casa quando foi alvo de cinco disparos feitos por um homem que fugiu do local. Uma viatura da Polícia Militar (PM-BA) chegou a socorrer a vítima, mas ela já não tinha sinais vitais. Após investigação da Polícia Civil, a amante do marido da vítima foi apontada como mandante do crime. Paloma deixou dois filhos: um menino de 5 anos e uma menina de 9 anos.

No dia 31 de agosto, um homem foi morto durante confronto de facções em Pernambués. Segundo moradores, traficantes confundiram a vítima com um integrante de uma facção rival. “Ele vivia bebendo na rua e estava parado ali perto da farmácia. Quando subiram, acharam que era guarita, que ele estava de vigia e atiraram nele", contou uma moradora que não quis se identificar.

No dia 23 de julho, um homem foi morto em confronto com policiais militares em Fazenda Grande do Retiro. Segundo a Polícia Militar, equipes da Rondesp flagraram um grupo de homens armados vendendo drogas no bairro. Ao perceberem a presença do batalhão, os homens atiraram contra os PMs. Um homem foi encontrado ferido e socorrido para o Hospital Ernesto Simões Filho, onde não resistiu aos ferimentos.

No dia 15 de setembro, o policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, 42 anos, foi morto durante uma operação da Polícia Federal em Valéria. Os policiais faziam uma incursão na região do Derba quando entraram numa troca de tiros. Outros dois policiais ficaram feridos. Um suspeito pela morte de Lucas foi morto com um comparsa por policiais em Cruz das Almas.

No dia 12 de julho, a jovem Camila Silva dos Santos, de 23 anos, morreu após ser atingida por uma bala perdida na Federação. Segundo a Polícia Civil, Camila voltava para casa quando foi atingida por um disparo durante uma troca de entre grupos criminosos. A jovem chegou a ser socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.