Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2024 às 14:52
Um suspeito de desviar R$ 1 milhão de uma empresa de telefonia foi preso na manhã desta quinta-feira (7), no Ceará. Investigadores da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) também cumpriram dois mandados de busca e apreensão em uma casa de Eunápolis, no Sul da Bahia, contra o suspeito de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A ação na Bahia aconteceu em apoio à Operação Gateway, comandada pela Polícia Civil do ceará.
As investigações mostram que só em janeiro desse ano o homem disparou cerca de nove milhões de SMS com conteúdo fraudulento, com links para acesso por meio de linhas (phishing). Isso causou prejuízo de cerca de R$ 1 milhão a uma telefônica.
O phishing é um modelo de golpe que busca roubar dados confidenciais, como número e senha de cartão e informações de login, ou instalar malwares no dispositivo da vítima. Via mensagem, ele também é chamado de smishing. Nessa modalidade, envia-se uma mensagem de texto com um link malicioso ou número de telefone de uma central de atendimento fake para tentar enganar e fraudar as pessoas.
Um celular foi apreendido e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado. O suspeito passou por exame de corpo e delito e segue à disposição da Justiça.