Suspeito de assassinar Binho do Quilombo, filho de Mãe Bernadete, é preso em Salvador

Líder quilombola foi morto a tiros em 2017

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2024 às 19:47

Binho do Quilombo
Binho do Quilombo Crédito: Reprodução

Foi preso na tarde desta quarta-feira (17) o homem suspeito de assassinar Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo. O líder do Quilombo Pitanga dos Palmares foi executado em 2017, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi confirmada pelo advogado da família David Mendez.

O homem foi preso no Salvador Shopping, na capital baiana. O empreendimento foi procurado pelo CORREIO, mas não quis emitir posicionamentos.

"Para a gente é uma alegria, porque o assassinato de Binho precede o assassinato de Mãe Bernadete, e é uma liderança tão importante quanto", comentou o defensor, em referência à execução de Maria Bernadete Pacífico Moreira, morta em 17 de agosto de 2023. "Essa prisão que ocorreu hoje, é muito mais uma reverberação da repercussão da morte de Mãe Bernadete e a amplitude em termos de repercussão social, mediática, nacional, internacional, do que qualquer outra coisa", acrescentou.

"Não me interessa quais são os motivos que fizeram com que a Polícia Federal (PF) se movimentasse e o inquérito tivesse andamento, resultando nessa prisão. Eu tenho que saudar, que pela primeira vez em seis anos, nós tivemos algum avanço objetivo nessa investigação", celebra David, em entrevista ao CORREIO.

A prisão foi efetuada pela Polícia Federal (PF), responsável pelas investigações tanto do assassinato de Binho, como de sua mãe. Aos questionamentos, a PF respondeu que ainda está organizando as informações para emitir esclarecimentos oficiais sobre a prisão. O CORREIO aguarda mais informações do órgão.

Relembre o caso

Binho do Quilombo estava de carro próximo a uma escola na Rua Esperança, quando foi abordado por homens em um Fiat Strada, de cor branca, em 19 de setembro de 2017. Segundo informações da Polícia Civil, um deles desceu do veículo e atirou várias vezes na direção de Binho.

A vítima tinha acabado de deixar o filho na escola e seguiria para o enterro de uma amiga.

Além de liderança quilombola, Binho foi candidato pelo partido Pros a vereador em Simões Filho, em 2016, sendo o 45º mais votado. Ele também tentou o mesmo cargo em 2012.