Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vitor Rocha
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 18:08
O Pão de Açúcar no Costa Azul está prestes a encerrar as atividades. Nesta quinta-feira (12), clientes da última unidade da rede de supermercados em Salvador aproveitam para adquirir os itens que ainda estão em estoque, enquanto funcionários estão apreensivos com a perda do emprego. O estabelecimento está previsto para funcionar até o dia 31 de dezembro e não há confirmação de que outro mercado ocupará o local.
Ao entrar na loja, os clientes observam algumas prateleiras e geladeiras vazias por conta da falta no estoque. Com cada vez menos produtos, o advogado Lucas Macedo conta que o atrativo do supermercado era justamente a diversidade de opções em relação aos concorrentes. "Moro aqui na região e venho com frequência para cá. Tem coisas aqui que você não encontra nos outros lugares da região. Uma variedade de vinhos muito boa", diz.
A descontinuação da loja vai obrigar os clientes leais do estabelecimento a migrar para outros supermercados, sendo a principal escolha o Gbarbosa, localizado no mesmo bairro. É o que demonstra o servidor público Osmario Araújo, que vai à unidade do Pão de Açúcar quase diariamente desde a abertura do mercado, há 8 anos atrás. "Aqui é muito prático, próximo de casa. O Gbarbosa tem mais opções, até por ser maior. Em questão de preço, algumas coisas são melhores aqui [Pão de Açúcar] e outras são melhores lá", afirma.
Morador do Costa Azul, o funcionário público Gustavo Mota complementa que a diferença de tamanho entre as duas lojas facilitava a ida ao Pão de Açúcar por conta das menores filas. "Como só sou eu e minha mulher em casa, eu passava aqui em 15 minutos, tomava um café, pegava as coisas do dia. Por ser uma loja de bairro você acaba conhecendo os funcionários. Não venho aqui para fazer mercado do mês", conta.
Para os “pais de pet”, como a aposentada Luciana Costa, que mora na Rua Doutor Augusto Viana, mesma do Pão de Açúcar, a falta do animal de estimação nas idas ao mercado fará toda a diferença. “Eu saio para passear com meu yorkshire Luke e aproveito para ir ao mercado. Deixo ele em uma casinha que eles disponibilizam. Agora que vai fechar vou ter que mudar a rotina”, projeta.
Por não haver mais unidades da rede na capital baiana, desde o fechamento da unidade no Shopping da Bahia ano passado, funcionários sentem apreensão pelo iminente desligamento do estabelecimento. Segundo Antônio José Pinto, operador de loja e forneiro da padaria do local, os ativos da empresa receberam o aviso de encerramento das atividades há cerca de 3 semanas.
“Vou esperar ser desligado e realizar os trâmites legais para depois procurar um novo trabalho. A gente sempre fica preocupado com o desemprego, ainda mais com o país do jeito que tá e eu morando com minha mulher e meu filho”, desabafa.
Em nota, o Pão de Açúcar declara que a decisão ocorre após análise interna do portfólio de lojas da empresa. “Agradecemos profundamente aos nossos clientes de Salvador pela fidelidade à rede”, diz.
Este é o quarto supermercado que fecha na capital baiana em menos de um mês. Recentemente, três unidades da rede Bompreço encerraram suas atividades nos bairros Rio Vermelho, Canela e Imbuí.
*Com orientação da subeditora Monique Lôbo