Sondagem em águas profundas para construção da Ponte Salvador-Itaparica é iniciada

Estão sendo realizadas perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos

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Publicado em 3 de julho de 2024 às 20:32

Ponte Salvador-Itaparica: sondagem
Ponte Salvador-Itaparica: sondagem Crédito: Kiko Silva

A sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica entrou na etapa de águas profundas nesta quarta-feira (3). Foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. O serviço começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.

Nesta fase, está sendo utilizada uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados. Sobre a balsa, está um equipamento de perfuração chinês para execução da sondagem da ponte, que marca o início do intercâmbio tecnológico Brasil-China proporcionado através desse projeto.

Este tipo de perfuratriz possui a tecnologia chamada de “Sistema de Compensação de Ondas”. Esse sistema é fundamental para garantir bons resultados durante a coleta do material. Em cima da balsa, foram instalados também 15 contêineres para funcionar como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.

 “Um dos grandes legados desse investimento que estamos fazendo é o intercâmbio tecnológico gerado a partir das inovações chinesas que estamos trazendo para o Brasil. Haverá uma troca de conhecimentos importante entre os profissionais brasileiros e chineses que estão atuando em nosso projeto”, comenta o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas.

Navegação segura

Na etapa de sondagem em águas profundas, outra tecnologia garante a segurança e a comunicação entre embarcações e balsas: o Sistema de Identificação Automática. Utilizado no tráfego marítimo, ele identifica e localiza embarcações por meio da troca eletrônica de dados com outras embarcações próximas e estações-base.

Ele é capaz de fornecer informações como posição, velocidade, direção e outros detalhes de navegação, atualizados constantemente. Ainda em atendimento aos requisitos da Marinha do Brasil, as embarcações utilizadas na sondagem também estão devidamente sinalizadas com luzes para indicar a sua área de atuação.

Com o objetivo de orientar a comunidade marítima local, a Marinha emite avisos aos navegantes antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos na sondagem.

Sondagem

A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passará pela análise de laboratórios especializados para a preparação de relatórios minuciosos com dados sobre as características do solo. Esta fase foi iniciada com as operações terrestres em 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.

Paralelamente aos trabalhos em águas profundas, está em andamento também a sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, que começou no dia 11 de junho com uma plataforma estilo Jackup.