Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 09:12
A família de Samuel Andrade de Jesus, 5 anos, que morreu após ser atingido por um tiro dentro de casa em Lauro de Freitas, na tarde de quarta-feira (18), só descobriu que a criança tinha sido baleada no Hospital Menandro de Faria. De início, familiares acreditaram que o pequeno tinha caído e se ferido em algum lugar do imóvel, segundo Osemá Teixeira de Jesus, 52, tio da vítima.
“Não tinha como imaginar que foi um tiro na hora, porque nem ouvimos barulho. Eu estava na sala, pintando a parede e ele estava brincando. No momento que eu saí para pegar a fita e voltei, ele já estava no chão. Pensei até que ele tinha tomado uma queda. Descobrimos que foi tiro no hospital”, relata. Procurada, a Polícia Militar (PM) informou, por meio de nota, que a 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itinga), unidade que atende ao bairro, não registrou "qualquer registro de ação policial na região ou acionamento para atendimento de ocorrência".
O caso foi registrado por volta das 15h. A casa de Samuel fica na Rua Lindóia, no bairro de Itinga. De acordo com a família, o que foi dito por vizinhos é que houve um assalto em um posto na rua de baixo. Durante a ação criminosa, houve tiroteio e uma das balas atingiu Samuel. As polícias Militar e Civil foram questionadas sobre o caso, mas informaram apenas que a ocorrência foi registrada e as circunstâncias ainda serão apuradas.
Para Osemá, o fato de não saber que o sobrinho tinha sido atingido por um tiro dificultou o socorro. “Se a gente soubesse, o socorro seria ainda mais rápido e hoje ele podia estar hospitalizado, mas vivo. Como é que uma bala entraria direto pelo primeiro andar? Vimos o ferimento, mas não dava para saber. Descemos correndo, chamamos o Samu e, no hospital, ele não resistiu”, lembra ele, que salienta o fato de ninguém saber que um tiroteio tinha acontecido.
Além do tio e Samuel, estavam na sala mais cinco pessoas da família. No entanto, todos estavam sentados e não sofreram qualquer ferimento. Na estrutura da casa, nada foi quebrado ou perfurado pela bala que acertou apenas a vítima. Durante a manhã desta quinta-feira (19), familiares de Samuel realizavam procedimentos para liberar o corpo do pequeno para velório. Emocionados, os pais da criança não falaram com a reportagem.