Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Simulado surpresa de controle de emergência é realizado no Polo Industrial de Camaçari

Ação envolveu mais de 15 mil trabalhadores e coordenou 50 empresas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 17:36

Simulado surpresa de controle de emergência é realizado no Polo Industrial de Camaçari
Simulado surpresa de controle de emergência é realizado no Polo Industrial de Camaçari Crédito: CARLOS CASAES

Um simulado de controle de emergência foi realizado na manhã desta quinta-feira (3) no Polo Industrial de Camaçari. Na ação, em torno de 15 mil trabalhadores de mais de 50 empresas do Complexo Industrial treinaram para casos emergenciais.

O simulado foi presencial, e criou uma situação de acidente com evasão de trabalhadores. O objetivo principal era testar os procedimentos coletivos de segurança programados, aprimorando suas falhas e revendo seus protocolos.

Para Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, a participação ativa de empresas no simulado demonstra o compromisso do polo com a prevenção e resposta a emergências. "O exercício simulado foi fundamental para testarmos nossos planos de contingência e garantirmos a segurança de todos os envolvidos em caso de emergência", comentou.

Na ocasião, foram testados atendimento médico de emergência e comunicação do Complexo Industrial. Foram mais de 150 técnicos brigadistas e profissionais da área médica, 30 viaturas de combate a incêndio e 20 ambulâncias.

Simulado surpresa de controle de emergência do Polo Industrial de Camaçari
Simulado surpresa de controle de emergência do Polo Industrial de Camaçari Crédito: CARLOS CASAES

Além disso, estavam presentes a Polícia Militar (12º Batalhão, 36ª Companhia de Polícia e Companhia Independente de Policiamento Especializado - CIPE), Polícia Rodoviária Estadual, Samu, Sistema de Controle de Trânsito de Camaçari, Corpo de Bombeiros, representes do Conselho Comunitário de Camaçari e Dias D´Ávila e do Nudec – Núcleo de Defesa Comunitária e a Defesa Civil dos dois municípios.

O simulado

O simulado é parte do Plano de Contingência do Polo (PCP), organizado pelo Cofic e pelo Indorama, para conter emergências extremas. Os principais pontos a serem testados eram o acionamento e a utilização dos recursos técnicos do Plano de Auxílio Mútuo – PAM e do Plano de Atendimento Médico Emergência - PAME, o que foi feito com sucesso.

Não é a primeira vez que a simulação acontece, tendo sido o vigésimo quinto exercício que treinou a evacuação total das empresas do Polo. Desses, ele foi o décimo nono realizado sem aviso prévio, ou seja, em circunstâncias “reais”.

Todas as empresas do grupo realizam simulados similares ao longo do ano, para avaliar seus sistemas de segurança e comunicação, e o entrosamento das equipes técnicas de controle.

Sozinho, o Polo de Camaçari investe R$ 100 milhões por ano em segurança industrial. O valor inclui a compra de viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, treinamento de pessoal, monitoramento ambiental, Equipamentos de Proteção Individual e melhoria nos serviços de atendimento médico de emergência.

Simulado surpresa de controle de emergência do Polo Industrial de Camaçari
Simulado surpresa de controle de emergência do Polo Industrial de Camaçari Crédito: CARLOS CASAES

Como foi o treinamento

A simulação começou no site da Indorama, falseando um vazamento de óxido de etileno, um produto químico potencialmente inflamável. Em seguida, se iniciou um incêndio simulado, acionando alarmes de segurança.

A Indorama coordenou as primeiras contenções, e usou o rádio para notificar o PAM e o PAME. Após acionar as outras empresas parceiras, encaminhou os trabalhadores para locais seguros, e orientou as outras instituições envolvidas a fazerem o mesmo.

Foram em torno de 15 mil profissionais, empregados diretos e contratados, orientados pelos coordenadores de evasão. Eles foram aos pontos de encontro seguros, e permaneceram lá até o final da simulação.