Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Senhoras da folia: 200 idosas confeccionam as próprias fantasias para baile de Carnaval

O Baile da Eterna Juventude acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 17h, no MAB e tem acesso gratuito

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 10:12

Senhoras da folia: 200 idosas confeccionam as próprias fantasias para baile de Carnaval
Senhoras da folia: 200 idosas confeccionam as próprias fantasias para baile de Carnaval Crédito: Divulgação

Desde o começo deste mês, mais de 200 integrantes da Associação Grupo Eterna Juventudade, que reúne mulheres da terceira idade, ocupam uma área do Museu de Arte da Bahia (MAB). Concentradas, movem as mãos habilidosas em torno de linhas, agulhas, máquina de costura, brilhos e paetês. Elas usam e abusam da criatividade na confecção das peças. E tudo por uma boa causa. As idosas botam, literalmente, a mão nos materiais para confecção dos adereços que elas mesmas vão usar e também as fantasias que serão apresentadas no Baile da Eterna Juventude, que acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 17h, no MAB.

200 idosas se reúnem para criar fantasias para baile de Carnaval
200 idosas se reúnem para criar fantasias para baile de Carnaval Crédito: Divulgação

Espaço dedicado às artes, o museu virou uma espécie de QG das senhorinhas nos últimos dias. É lá que elas participam das oficinas de fantasias, confeccionadas exclusivamente com materiais reciclados, criadas pelo artista plástico Joaquim Assis, e tem a parceria do Bloco Os Mascarados. De acordo com o artista plástico e criador do projeto, a confecção das fantasias que serão apresentadas no baile é uma das atividades do projeto social que recolhe materais de descarte e dá um novo uso para o que seria jogado no lixo. “No caso as luxuosas fantasias, confeccionadas por elas próprias e exibidas ao público não apenas no baile de máscaras, mas no desfile que realizam todos os anos durante o Carnaval”, explica Joaquim.

A ideia do projeto foi do próprio artista que tira dinheiro do seu bolso para manter a entidade que acolhe estas mulheres que encontram no trabalho de reciclagem e criação, um novo sentido para suas vidas. Com uma proposta inclusiva, o bloco une cultura popular, reciclagem e protagonismo da pessoa idosa na grande festa popular.

Durante o grande baile, que tem acesso gratuito, o público poderá reviver a magia dos inesquecíveis bailes de Carnaval com alegria e nostalgia, animados por atrações como Djalma Ferreira, Retrofolia com a banda Retrofoguetes, além de Elias e os Bonecões. “A proposta é que todos sejam conduzidos a mergulhar no ritmo contagiante das marchinhas que marcaram época”, diz Paula Rezende, sócia do bloco Os Mascarados. Com patrocínio da Caixa e do Governo do Estado, o evento tem a sustentabilidade e a preocupação com o meio-ambiente como focos.