Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Sem ônibus, aulas e postos: serviços seguem suspensos na região do Nordeste de Amaralina após operação

Criminosos do Comando Vermelho (CV) foram alvos de ação da polícia; tiroteios e mortes foram registrados

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 12:01

Moradora encontra posto de saúde fechado no Nordeste de Amaralina Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Quem chega na Unidade de Saúde da Família Professor Sabino Silva, no fim de linha do Nordeste de Amaralina, encontra cadeado batido, portão fechado e posto sem funcionamento nesta sexta-feira (1°). Esse, de acordo os moradores, é o segundo dia sem o serviço. Assim como ocorre nas escolas municipais do bairro, da Santa Cruz, do Vale das Pedrinhas e da Chapada do Rio Vermelho após uma operação policial alcançar lideranças criminosas do Comando Vermelho (CV) que estavam na região. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), doze escolas municipais (EM) tiveram funcionamento interrompido pela situação, sendo elas EM Santo André, EM Anita Barbuda, Cmei Vale das Pedrinhas, EM Neusa Nery, EM Artur de Sales, EM José Calazans, EM Vale das Pedrinhas, EM Cristo Redentor, EM Maria Amália Paiva, Cmei Dália de Menezes, EM Teodoro Sampaio e EM Zulmira Torres.

Ao todo, segundo a Smed, três mil estudantes estão afetados. Quem precisa de atendimento ou medicação também tem problema, já que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que, como a unidade Professor Sabino Silva, a Unidade Básica de Saúde da Santa Cruz e a Unidade de Saúde da Família Menino Joel também estão com atividade suspensas.

Um morador, que prefere não se identificar, afirma que vai ficar sem o serviço por duas semanas por conta da suspensão. "Complicado porque eu só tenho a sexta-feira para vir aqui. Cheguei cedo e voltei agora no fim da manhã para ver se tinha aberto. Semana que vem, na sexta, é feriado. Ou seja, para resolver minha vida mesmo só daqui 15 dias", lamentou ele.

USF Professor Sabino Silva com cadeado trancado Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Várias pessoas, na maioria idosas, compareceram ao local e acabaram retornando durante o período em que a reportagem esteve à frente da unidade. Quem precisava pegar ônibus, também enfrentou problemas porque seja na Santa Cruz, no Vale das Pedrinhas ou no Nordeste, os fins de linhas seguem sem veículos, que param antes para proteger rodoviários e passageiros de possíveis ocorrências.

No Vale das Pedrinhas, os coletivos passaram a operar até a entrada na localidade, próximo da Estação BRT Vale das Pedrinhas. Já em Santa Cruz, os ônibus seguem até a Avenida ACM, na altura do Parque da Cidade. E em Nordeste da Amaralina, a circulação foi desviada para a Avenida Manoel Dias da Silva, nas proximidades da entrada do bairro.

Não há ainda uma previsão definida para o retorno das atividades escolares, de saúde e de transporte na região. Veja abaixo um vídeo sobre a operação realizada na região na última quinta-feira (31):

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as escolas estaduais seguem com aula normal e que ações das Forças da Segurança continuam intensificadas nas localidades da Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho.